EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, SOBRAL/CE

Auteurs

  • Maria Aparecida Damasceno de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Glauciana Alves Teles Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mots-clés :

formação de professores, ensino de geografia, residencia pedagógica

Résumé

Os programas de formação de professores vêm destacando que a atuação do professor em seu período de formação no ambiente escolar é uma necessidade no aprendizado em sua formação profissional. O contato com a realidade escolar de forma assistida por uma equipe possibilita que o futuro professor antecipe os conhecimentos do cotidiano escolar. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica - PRP foi implantado na Universidade Estadual vale do Acaraú - UVA para apoiar a formação de professores, qualificando-os com atividades práticas nas escolas. Este artigo analisa o PRP enquanto programa voltado à formação de professores na UVA, destacando as experiências vivenciadas pela equipe do subprojeto Geografia da UVA, no período de 2018 a 2019. A metodologia constou de revisão bibliográfica, revisão documental baseada nos decretos, leis e editais que estabelecem as normas para o PRP no Brasil na UVA, e os relatos de experiências dos graduandos do curso.  Por meio das referências bibliográficas e análises das entrevistas concluímos que o programa apresenta experiências positivas como articulação consistente da teoria e prática, aperfeiçoamento do docente através do contato contínuo com a escola e uma maior integração entre a escola e universidade em período de formação.

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Biographie de l'auteur

Maria Aparecida Damasceno de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Gradaação em Geografia Licenciatura

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Publiée

2020-02-12

Comment citer

Damasceno de Sousa, M. A. ., & Alves Teles, G. (2020). EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, SOBRAL/CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(2). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/341

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