O PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO E A REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL/CE

Autores

Palavras-chave:

Região Metropolitana de Sobral, reestruturação territorial, Plano de desenvolvimento urbano integrado.

Resumo

A Região Metropolitana de Sobral (RMS) foi criada no ano de 2016, sendo terceira região metropolitana instituída em território cearense. No ano de 2017 iniciaram os trabalhos técnicos para a elaboração de seu Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), com objetivo de constituir as diretrizes da reestruturação territorial a partir da elaboração de um planejamento afim de propor novas e/ou reafirmar funções urbano-regionais dos municípios. Esse artigo realiza uma análise geográfica do documento final do PDUI/RMS, apresentado à sociedade, especificamente a parte que apresenta a reestruturação territorial, procurando identificar as potencialidades e vulnerabilidades a partir de seu planejamento territorial. Como metodologia realizamos uma revisão de literatura em conceitos fundamentais para se compreender o espaço urbano/metropolitano como de metropolização do espaço, metropolização institucional e cidade média; em seguida realizamos a leitura técnica da versão final da proposta de reestruturação territorial presente no PDUI; por fim realizamos uma análise geográfica, elencando conceitos, temas e variáveis propostos na reestruturação territorial que evidenciam as potencialidades e vulnerabilidades presentes no espaço dos municípios que integram a RMS. Como síntese geral, apreendemos que a RMS se apresenta como uma unidade territorial com relativas disparidades intrarregionais, demonstrando complexidade no que concerne às mudanças na organização territorial. A proposta de reestruturação territorial apresentada, embora se constituía em um módulo importante presente no PDUI e fundamental para o planejamento RMS, apresenta fragilidades na apresentação dos aspectos geográficos dos município, necessitando de um aprofundamento conceitual e visão integrada, para se pensar a reestruturação territorial.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Veiga Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA

Mestre em Geografia pelo Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia - PROPGEO da Univerisdade Estadual do Ceará - UECE. Professora Adjunta do curso de Geografia e Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutora em Geografia Humana pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo - USP. ProfessoraAssociada do curso de Geografia e Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. 

Referências

AMORA, Z. B.; COSTA, M. C. L. Olhando o mar do sertão: a lógica das cidades médias do Ceará. In: SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão (Org.). Cidades Médias: espaços de transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

BRASIL. Lei nº 13.089, 12 de jan. de 2015 - Estatuto da Metrópole. Brasília-DF, jan. 2015.

CEARÁ. Lei Complementar Nº168, 27 de dez. de 2016. Criação da Região Metropolitana de Sobral. Fortaleza-CE, dez. 2016.

CEARÁ. Projeto de Lei Nº 318/2011. Dispõe sobre a criação da Região Metropolitana de Sobral. Fortaleza-CE, 2011.

CEARÁ. Projeto de Indicação Nº 91/2009. Dispõe sobre a criação da Região Metropolitana de Sobral. Fortaleza-CE, 2009.

COSTA, M. A.; MATTEO, M.; BALBIM, R. Faces da metropolização no Brasil: desafios contemporâneos na gestão das Regiões Metropolitanas. In: MORAIS, M. da P.; COSTA, M. A. Infraestrutura social e urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2010. p. 641-682.

FERREIRA, A. Metropolização do espaço, tensões e resistências: entre espaços de controle e controle do espaço. Scripta Nova, v. 18, 2014, p. 1-17.

FIRKOWSKI, O. L. C. F. Metrópoles e Regiões metropolitanas no Brasil: conciliação ou divórcio? In: FURTADO, Bernardo Alves; KRAUSE, Cleandro; FRANÇA, Karla Christina Batista de (Org.). Território Metropolitano, políticas municipais: por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metropolitano. Brasília: IPEA, 2013, p. 21-51.

HOLANDA, V. C. C. Modernizações e espaços seletivos no Nordeste Brasileiro. Sobral: Conexão Lugar/mundo. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 254, 2007.

_________________. Dinâmica socioespacial de uma cidade média – Sobral/CE. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, p. 123, 2000.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de Influência de Cidades 2007 – REGIC. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

__________________. Estimativa populacional – 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=o-que-e Acesso em: 10 dez. 2019.

LENCIONE, S. Reconhecendo metrópoles: sociedade e território. In: SILVA, Cátia Antonia et al. (Org.). Metrópole: governo, sociedade e território. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PDUI/RMS. Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral. Relatório final. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará/ Consórcio PLANMETRO. 1163p. Disponível em: http://www.pduisobral.com.br/ Acesso: 12/2019.

PINHEIRO, Samuel Tavares et al. O sonho da metrópole: a criação da Região Metropolitana de Sobral (CE). In: Encontro Nacional do Observatório das Metrópoles. Anais eletrônicos (...). Natal, 2017. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/rmnatal/evento_2017/anais/ST1/o_sonho_da_metropole.pdf Acesso: 12 dez. 2019.

RODRIGUES, A. V. Cidades médias no contexto metropolitano: institucionalização e planejamento territorial da Região Metropolitana de Sobral/CE. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2020.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: EdUSP, 2008.

____________. Espaço e Método. 5. ed. São Paulo: EdUSP, 2012.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. Brasil: território e sociedade no século XXI. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SOARES, P. R. R. Regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas: contribuição para o debate no Rio Grande do Sul. Ensaios (FEE), v. 36, 2015, p. 323-342.

TELES, G. A. Mobilidade, Trabalho e Interações socioespaciais: o Complexo Industrial e Portuário do Pecém no contexto da Região Metropolitana de Fortaleza. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, p. 404, 2015.

TELES, G. A. Dinâmicas metropolitanas contemporâneas: Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, p. 184, 2006.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Rodrigues, A. V., Alves Teles, G., & Cavalcante de Holanda, V. C. (2020). O PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO E A REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL/CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(3), 9–28. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/482