CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA.
Palavras-chave:
Formação de Professores. PIBID. Universidade. EscolaResumo
A docência é construída através de um processo árduo e demorado que demanda dedicação e atenção, tanto para com os conhecimentos científicos na universidade como para a aplicabilidade desses conhecimentos no chão da sala de aula, momento este importante para a formação do futuro professor. Nas últimas décadas, por meio dos órgãos de fomento à pesquisa, têm surgido programas que deram estímulo à formação inicial da docência nos cursos de licenciatura por todo o país, dentre eles destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, criado em 2007, e aderido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú no ano de 2009. Desde então, tem contribuído para qualificar os novos professores em formação, aproximando a realidade acadêmica com a educação básica. Nesse estudo, objetivamos pesquisar o programa, partindo dos seguintes questionamentos: qual o papel do PIBID na formação de professores de Geografia na UVA? Como o PIBID tem sido articulado entre universidade e as escolas da educação básica? O professor em formação tem conseguido angariar novos conhecimentos para a prática docente? Diante destes questionamentos, utilizamos como método de análise para a pesquisa o levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas realizadas através das plataformas eletrônicas Google Docs. e Gmail para coletar os dados, que foram tratados qualitativamente sobre o estudo. Após as informações coletadas e tratadas, concluímos que o PIBID possibilitou aos envolvidos aprendizados significativos sobre docência, adquiridos no processo de imersão na escola-campo onde puderam vivenciar o cotidiano escolar e partilhar da universidade.Downloads
Referências
ÁVILA, Izabel Cristina Galiaço; SOUZA, Ana Cristina Marques de. Desafios Da Docência: Enfrentamentos Do Fazer Pedagógico Na Formação Dos Professores Na Contemporaneidade.Educação Pública, v. 20, nº 16, 5 de maio de 2020. Disponível em:<https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/16/desafios-dadocencia>. Acesso em: 20 deout. de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Diario Oficial Da União. ISSN 1677-7042. Nº 239, quinta-feira, 13 de dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 15 de out. de 2020.
_____. Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior. Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência – Pibid. Chamada Pública Para Apresentação De Propostas. Edital Nº 7/2018. Brasília, DF., 2018.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto
Editora, 1999.
GATTI, B. A. A Formação Inicial de Professores Para a Educação Básica: As Licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014.
_____ . Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase): Brasília, DF., 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 17 de out. de 2020.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do. Professores de Matemática Iniciantes: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza. 2016.
______.Universidade Estadual Vale do Acaraú.EDITAL nº'19/2018. Seleção Aluno Bolsista De Iniciação À Docência Pibid/Uva2018. Disponível em: http://www.uvanet.br/documentos/edital_b34aa2afce87e05e4dc843b82733c148.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2020.
WOITOWICZ, E.; SCHLOSSER, M. T. S. Atuações Do Pibid Na Formação Inicial De Professores De Geografia. Boletim de Geografia, v. 36, n. 1, p. 30-47, 15 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.