CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA.

Autores

  • ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • GLAUCIANA ALVES TELES Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Palavras-chave:

Formação de Professores. PIBID. Universidade. Escola

Resumo

A docência é construída através de um processo árduo e demorado que demanda dedicação e atenção, tanto para com os conhecimentos científicos na universidade como para a aplicabilidade desses conhecimentos no chão da sala de aula, momento este importante para a formação do futuro professor. Nas últimas décadas, por meio dos órgãos de fomento à pesquisa, têm surgido programas que deram estímulo à formação inicial da docência nos cursos de licenciatura por todo o país, dentre eles destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, criado em 2007, e aderido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú no ano de 2009. Desde então, tem contribuído para qualificar os novos professores em formação, aproximando a realidade acadêmica com a educação básica. Nesse estudo, objetivamos pesquisar o programa, partindo dos seguintes questionamentos: qual o papel do PIBID na formação de professores de Geografia na UVA? Como o PIBID tem sido articulado entre universidade e as escolas da educação básica? O professor em formação tem conseguido angariar novos conhecimentos para a prática docente? Diante destes questionamentos, utilizamos como método de análise para a pesquisa o levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas realizadas através das plataformas eletrônicas Google Docs. e Gmail para coletar os dados, que foram tratados qualitativamente sobre o estudo. Após as informações coletadas e tratadas, concluímos que o PIBID possibilitou aos envolvidos aprendizados significativos sobre docência, adquiridos no processo de imersão na escola-campo onde puderam vivenciar o cotidiano escolar e partilhar da universidade.

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Referências

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Publicado

06-02-2023

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, A., & ALVES TELES, G. (2023). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 16(1), 50–72. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/515

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