“DO SABER SÁBIO AO SABER ENSINÁVEL”: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Sociologia, Ensino Médio, Transposição didáticaRésumé
O objetivo do artigo é analisar a transposição do conhecimento de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), por parte de professoras/es, para os jovens estudantes da Escola de Ensino Médio (EEM) Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa através da pesquisa de campo com o uso da observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A partir da pesquisa desenvolvida, concluímos, principalmente, que: a transposição do conhecimento acadêmico para a educação escolar está diretamente relacionada ao contexto social das/os professoras/es. A prática docente do ensino de sociologia é resultado da relação contínua que existe entre pesquisadoras/es e profissionais da educação (recontextualização pedagógica) e o Estado (recontextualização oficial) e da convergência ou divergência que estes apresentam; ou seja, em qualquer análise e/ou reflexão sobre a transposição didática do conhecimento de Ciências Sociais é fundamental levar em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos do contexto espacial e temporal em questão, mas também os aspectos específicos da prática docente, aqueles que ocorrem na sala de aula e no encontro entre professor/a e aluno/a propriamente dito.Téléchargements
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