TRABALHO, DIREITOS E CURRÍCULO EM CONTEXTO NEOLIBERAL: FLEXIBILIZAÇÃO E IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”

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Resumo

Tendo como mote as conexões entre a reforma do ensino médio (2017) e as demais medidas neoliberais adotadas na última década, especialmente a reforma trabalhista (2017), a liberalização da terceirização (2018) e a reforma da previdência (2019), este artigo analisa a relação entre a flexibilização do currículo e a ideologia do empreendedorismo que clivam o “novo ensino médio”. Com isso, indaga-se: no contexto neoliberal, o que se pode identificar na chamada flexibilização? Qual a relação entre o currículo do “novo ensino médio” e a ideologia do empreendedorismo? Qual o lugar das ciências humanas e sociais na orientação neoliberal dada à BNCC para a fabricação de um tipo de sujeito que se adeque às mudanças em curso? A partir da perspectiva metodológica dialética, procedeu-se com a análise de atos normativos do poder público federal, notadamente projetos de lei, leis e documentos institucionais do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC), editados entre os anos 2016 e 2018. Como conclusão geral, constatou-se que a reforma do ensino médio de 2017 orienta, pela produção normativa do currículo, a formação do sujeito neoliberal com forte apelo ao empreendedorismo, ideologia da moda do capitalismo, uma orientação que toma o conhecimento das ciências humanas e sociais, ao seu modo, como ferramenta para a educação neoliberal dos jovens na escola.

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

Forte, J. P. S. (2024). TRABALHO, DIREITOS E CURRÍCULO EM CONTEXTO NEOLIBERAL: FLEXIBILIZAÇÃO E IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(18), 66–85. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/561