“DO SABER SÁBIO AO SABER ENSINÁVEL”: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Sociologia, Ensino Médio, Transposição didática

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a transposição do conhecimento de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), por parte de professoras/es, para os jovens estudantes da Escola de Ensino Médio (EEM) Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa através da pesquisa de campo com o uso da observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A partir da pesquisa desenvolvida, concluímos, principalmente, que: a transposição do conhecimento acadêmico para a educação escolar está diretamente relacionada ao contexto social das/os professoras/es. A prática docente do ensino de sociologia é resultado da relação contínua que existe entre pesquisadoras/es e profissionais da educação (recontextualização pedagógica) e o Estado (recontextualização oficial) e da convergência ou divergência que estes apresentam; ou seja, em qualquer análise e/ou reflexão sobre a transposição didática do conhecimento de Ciências Sociais é fundamental levar em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos do contexto espacial e temporal em questão, mas também os aspectos específicos da prática docente, aqueles que ocorrem na sala de aula e no encontro entre professor/a e aluno/a propriamente dito.

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Biografia do Autor

Joannes Paulus Silva Forte, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)

Doutor em Ciências Sociais (Unicamp); professor dos cursos de Ciências Sociais e Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Cultura e Sociedade (GEPE); professor convidado do Conservatoire National des Arts et Métiers / Hautes Écoles Sorbonne Arts et Métiers (CNAM/HESAM, Paris-França); coordenador do projeto de pesquisa "The shuttle of work: the life of intermittent workers in department stores in Brazil", no âmbito da cooperação internacional entre a UVA-CE e o CNAM, com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e pesquisador de pós-doutorado no Laboratoire interdisciplinaire pour la sociologie économique (Lise) - UMR 3320 Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) / CNAM, Paris-França.

Lucas Eduardo Ferreira, Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE)

Mestre em Sociologia pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio-UVA-CE). Professor efetivo de Sociologia da rede pública estadual de ensino/Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE).  Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase nos fundamentos e metodologias do ensino de Sociologia.

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

Forte, J. P. S., & Ferreira, L. E. (2024). “DO SABER SÁBIO AO SABER ENSINÁVEL”: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(17), 45–67. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/542