DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA SERRA DA MERUOCA-CE

  • Noélia André Diniz Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Clélia Ferreira Rodrigues Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Milena Araujo de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Ernane Cortez Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Palavras-chave: população, solo, degradação

Resumo

O presente artigo busca realizar um diagnóstico dos principais impactos socioambientais da Serra da Meruoca. A Serra da Meruoca constitui um ambiente de exceção no contexto geoambiental do semiárido nordestino, uma vez que apresenta altitudes elevadas que propicia o surgimento de condições edafoclimáticas diferenciadas do seu entorno. No entanto, as práticas predatórias de uso do solo, ao longo dos anos, são os principais responsáveis pelo atual estado de desequilíbrio ambiental da mesma, fato que levou à criação de uma Unidade de Conservação Federal de uso sustentável com o objetivo de barrar esse processo de degradação. A metodologia utilizada teve como base a teoria geossistêmica de Bertrand, uma vez que sua aplicação permite uma análise integrada dos diversos componentes da paisagem. A pesquisa está dividida em duas partes, sendo elas: levantamento bibliográfico e documental; trabalho de campo e integralização de dados. A pesquisa sobre o diagnóstico ambiental das consequências dos impactos socioambientais da Serra da Meruoca – CE, proporcionou identificar os aspectos que poderão contribuir para estudos relacionados ao seu potencial de uso e ocupação, suas limitações e sua vulnerabilidade resultante do processo antrópico.

Referências

AB’SÁBER, A. N. Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo. Boletim da Faculdade de Filosófica Ciências e Letras da USP. São Paulo, N. 219, 1956.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global - esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra. São Paulo, SP: Instituto de Geografia – USP, 1972.

BERTALANFFY, L. VON. Teoria geral do Sistemas. Rio de Janeiro: Vozes, 1975. CORTEZ, A.T.C. O lugar do homem na natureza. Revista do Departamento de Geografia – USP. São Paulo, v. 22, p. 29-44, 2011. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47218/50954>. Acesso em 03/03/2020.

Cleire Lima da Costa; SILVA, José Ronaldo Coelho. Avaliação Preliminar dos efeitos de erosão e de sistemas de manejo da Produtividade de Um argissolo na serra da Meruoca. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 4/5, p.17-34, 2003.

FALCÃO, Cleire Lima da Costa. A dinâmica erosiva do escoamento pluvial em área de depressão sertaneja e de maciço residual no semiárido cearense. 2008. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Universidade de São Paulo-usp, São Paulo, p.1-254, 2008.

FUNCEME. Compartimentação Geoambiental do estado do Ceará. Fortaleza, 2009. KAZMIERCZAK, M. L.; SEABRA, F. B. Índice de susceptibilidade de degradação ambiental.

LEITE, F.R.B.et al. Áreas degradadas susceptíveis aos processos de desertificação no Estado do Ceará – Brasil.

LIMA, E. C. Análise e manejo geoambiental das nascentes do alto rio Acaraú: Serra das Matas – CE. Fortaleza, 2004. 178 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) - Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, UECE.

LIMA, E. C. Planejamento Ambiental como subsídio a Gestão Ambiental da Bacia de Drenagem do Açude Paulo Sarasate Varjota-Ceará. Fortaleza, 2012. 201f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, UFC.

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues do. Degradação Ambiental E Desertificação No Nordeste Brasileiro: O Contexto Da Bacia Hidrográfica Do Rio Acaraú – Ceará. Tese de Doutorado. UFF, Rio de Janeiro, 2006.

OLIVEIRA, R. F. V. de. E MOREIRA, J. A. Um breve estudo sobre a serra da Meruoca e as suas potencialidade no semiárido cearense. Artigo 12 p.pdf. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais. Acesso em: 03 de maio de 2020.

SOARES J. W. Meruoca: cidade de lazer turístico e possibilidade no sertão cearense, fortaleza 2012 fls:171.tese (mestrado em geografia) Universidade Estadual do Ceará, UECE, 2012.

Publicado
2020-12-31
Como Citar
André Diniz, N., Ferreira Rodrigues , C., Araujo de Sousa, M., & Cortez Lima, E. (2020). DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA SERRA DA MERUOCA-CE . Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(3), 127-141. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/420