ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA USO E OCUPAÇÃO DE BACIAS SEMIÁRIDAS DO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARACATI MIRIM, ITAREMA/CE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise geomorfológica da bacia hidrográfica do rio Aracati Mirim, localizada na porção norte do estado do Ceará, mais precisamente no município de Itarema, a qual possui quase 90% de sua área inserida na região semiárida do Nordeste e aproximadamente 10% em área litorânea sub-úmida. A escala de trabalho é 1:300.000. A base metodológica foi a análise geossistêmica. A área em estudo apresenta uma extensão territorial de 160,47km². Conclui-se como resultado baseado em critérios geomorfológicos como também auxilio de Imagens de satélite Landsat 8, que existem cinco unidades sendo elas: Planície Litorânea, Tabuleiros Pré Litorâneos, Depressão Sertaneja Planície Fluvial do rio Aracati Mirim e Inselbergs. E para melhor planejamento da bacia definiu-se três setores: Setor I (Baixo curso), Setor II (Médio curso) e Setor III (Alto curso), apresentando altitudes diferenciadas que variam de 0 a 250 metros.Downloads
Referências
FAÇANHA, Daniel. Povo Tremembé da Barra do Mundaú Prepara IX Festa do Murici e Batiputá. Adelco, 2018. Disponível em < https://adelco.org.br/author/danielfacanha/ > . Acesso em 23 de Novembro de 2019.
FLORENZANO, Teresa Gallotti. Geomorfologia: Conceitos e Tecnologias Atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 318 p.
.
LIMA, E.C. Análise e manejo Geoambiental das nascentes do alto curso do rio Acaraú: Serra das Matas -CE.Fortaleza,2004.178f.Dissertação(Mestrado Acadêmico em Geografia) – Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, UECE.
LIMA, E. C. Planejamento Ambiental como subsídio para gestão ambiental da bacia de drenagem do açude Paulo Sarasate Varjota-Ceará. 2012. 201f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, 2012, UFC.
OLIVEIRA, F. F. P. ; SOUSA, M. A. ; SOARES, L. P. ; LIMA, E. C. . Levantamento e Análise dos Sistemas Ambientais Da Bacia Hidrográfica do Rio Aracati Mirim Itarema - CE. Revista GeoUECE, v. 8, p. 251-265, 2019.
PAULINO, W. D.; OLIVEIRA, R. R. A.; AVELINO, F. F. Classificação do estado trófico para o gerenciamento de reservatórios no semiárido: a experiência da Cogerh no estado do Ceará. Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, XX, 2013, Bento Gonçalves.
RIBEIRO, S. C. Etnogeomorfologia Sertaneja: Proposta Metodológica para a Classificação das Paisagens da Sub-bacia do rio Salgado/CE. 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012, UFRJ.
RODRIGUES. M. D; LIMA. E. C. Aplicação dos Parâmetros Morfométricos na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Bom Jesus- Taperuaba –Sobral (CE) como Subsídio ao Planejamento Ambiental. Belém, 2015,12 p.
SAMPAIO, J. L. F:VERÍSSIMO, M. E. Z. SOUZA, M , S. A comunidade Tremembé: Meio Ambiente e Qualidade de Vida. 1 Edição. Fortaleza: INESP, 2002. 177 p.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Marco Conceitual dos Povos Indígenas. Fortaleza, 31 de Janeiro de 2019. Disponível em : < https://www.sda.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/60/2019/02/marco-conceitual-dos-povos-indi%cc%81genas-1.pdf > . Acesso em : 15 de Janeiro de 2020.
SOUSA, M. A.; MENDES, D. C. ; NASCIMENTO, A. N. P. ; LIMA, E. C. . Caracterização Geomorfológica da Unidade Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra das Andorinhas, Taperuaba Sobral-CE. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 13, p. 35, 201
SOUZA. A. S. FURRIER. M. et al. A Geomorfologia: Uma Reflexão Conceitual. João Pessoa, 2013. 17 p.
SOUZA. J. N; LIMA. F. A. M; PAIVA. J. B. Compartimentação Topográfica do Estado do Ceará. Fortaleza, 1979. 10 p
TRENTIN. R. et al. Compartimentação Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do Rio Itu – Oeste do Rio Grande do Sul – Brasil. Uberlândia, 2012. 16 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.