O SOLO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Margarida Steffler, Micheli Danzer

Resumo

As atividades pedagógicas práticas têm boa aceitação e eficácia na educação formal do EnsinoFundamental. No entanto, os educadores nem sempre conseguem aplicá-las nas salas de aula, pormotivos diversos, inclusive pela ausência de materiais didáticos e de infraestrutura nas escolas. Dessaforma, a proposta foi elaborar, confeccionar e disponibilizar materiais didático-pedagógicosdirecionados ao Ensino do Solo, com o objetivo de auxiliar nas atividades de aprendizagem dosestabelecimentos de Ensino Fundamental do município de Marechal Cândido Rondon-PR. As etapasde preparação dos materiais didáticos incluíram a coleta das amostras de solos, rochas, materiaisorgânicos e coprólitos de minhoca em campo e a elaboração do kit pedológico, o qual contempla acolorteca, os protótipos de perfis de solos, os ensaios de erosão, infiltração, germinação e bioturbação,as aulas teóricas em power point , além dos registros fotográficos dos perfis e da macrofauna do solo.Os materiais foram apresentados à comunidade escolar por meio do projeto de extensão desenvolvido,anualmente, pelo Grupo GEA (Grupo Multidisciplinar de Estudos Ambientais).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CURVELLO, M.A., SANTOS, G.A. Adequação de conceitos básicos em ciência do

___solo para aplicação na escola de 1 o grau. In: CBCS, 24. Goiânia, 1993. ___Resumos.

Goiânia: SBCS, 1993., v. 3, p., 191-192.

CURVELLO, M.A, SANTOS, G.A., OLIVEIRA, L.M.T., FRAGA, E., DUARTE, M.N.,

SILVA, R.C., PARAJARA, T.G., PEREIRA, A.L.S., BREGAGNONI, M. Elaboração de

um livro de conceitos básicos em ciência dos solo para o ensino de primeiro grau. In:

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 25. Viçosa, 1995. Resumos

Expandidos. Viçosa: SBCS, UFV, 1995. p. 2174-2175.

DALMOLIN, R.S.D., AZEVEDO, A.C., ZAGO, A., PORTELLA, G. Utilização do

___museu de solos como instrumento didático. In: SBES, 2., 1995, Santa Maria.

___Documento Final. Santa Maria: SBCS, UFSM, 1996. p. 277-278.

EMBRAPA.

Centro

Nacional

___Classificação de Solos. 2ed.

de

Pesquisa

em

Solos.

Sistema

Brasileiro

de

Brasília: Embrapa Produção de Informações; RJ.

___Embrapa Solos, 2006. 306p.

LIMA, M.R. O solo no ensino fundamental. Curitiba: UFPR/Setor de Ciências

___Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 37 p.

MUGGLER, C.C.; SOBRINHO, F.A.P., MACHADO, V.A. Educação em solos: princípios,

___teoria e métodos. RBCS, Viçosa, MG, v.30, p.733-740, 2006.

Downloads

Como Citar

Micheli Danzer, M. S. (2018). O SOLO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/131