O SOLO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Résumé
As atividades pedagógicas práticas têm boa aceitação e eficácia na educação formal do EnsinoFundamental. No entanto, os educadores nem sempre conseguem aplicá-las nas salas de aula, pormotivos diversos, inclusive pela ausência de materiais didáticos e de infraestrutura nas escolas. Dessaforma, a proposta foi elaborar, confeccionar e disponibilizar materiais didático-pedagógicosdirecionados ao Ensino do Solo, com o objetivo de auxiliar nas atividades de aprendizagem dosestabelecimentos de Ensino Fundamental do município de Marechal Cândido Rondon-PR. As etapasde preparação dos materiais didáticos incluíram a coleta das amostras de solos, rochas, materiaisorgânicos e coprólitos de minhoca em campo e a elaboração do kit pedológico, o qual contempla acolorteca, os protótipos de perfis de solos, os ensaios de erosão, infiltração, germinação e bioturbação,as aulas teóricas em power point , além dos registros fotográficos dos perfis e da macrofauna do solo.Os materiais foram apresentados à comunidade escolar por meio do projeto de extensão desenvolvido,anualmente, pelo Grupo GEA (Grupo Multidisciplinar de Estudos Ambientais).Téléchargements
Références
CURVELLO, M.A., SANTOS, G.A. Adequação de conceitos básicos em ciência do
___solo para aplicação na escola de 1 o grau. In: CBCS, 24. Goiânia, 1993. ___Resumos.
Goiânia: SBCS, 1993., v. 3, p., 191-192.
CURVELLO, M.A, SANTOS, G.A., OLIVEIRA, L.M.T., FRAGA, E., DUARTE, M.N.,
SILVA, R.C., PARAJARA, T.G., PEREIRA, A.L.S., BREGAGNONI, M. Elaboração de
um livro de conceitos básicos em ciência dos solo para o ensino de primeiro grau. In:
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 25. Viçosa, 1995. Resumos
Expandidos. Viçosa: SBCS, UFV, 1995. p. 2174-2175.
DALMOLIN, R.S.D., AZEVEDO, A.C., ZAGO, A., PORTELLA, G. Utilização do
___museu de solos como instrumento didático. In: SBES, 2., 1995, Santa Maria.
___Documento Final. Santa Maria: SBCS, UFSM, 1996. p. 277-278.
EMBRAPA.
Centro
Nacional
___Classificação de Solos. 2ed.
de
Pesquisa
em
Solos.
Sistema
Brasileiro
de
Brasília: Embrapa Produção de Informações; RJ.
___Embrapa Solos, 2006. 306p.
LIMA, M.R. O solo no ensino fundamental. Curitiba: UFPR/Setor de Ciências
___Agrárias/Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 37 p.
MUGGLER, C.C.; SOBRINHO, F.A.P., MACHADO, V.A. Educação em solos: princípios,
___teoria e métodos. RBCS, Viçosa, MG, v.30, p.733-740, 2006.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.