O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO ESTUDO DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Carliana Lima Almeida, Cleire Lima da Costa Falcão

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de enfatizar a importância de se trabalhar atemática “solo” a partir da ludicidade. O solo é um elemento essencial na dinâmica e equilíbrio dosecossistemas, no entanto o estudo desse tema ainda é pouco abordado. Apresentamos, portanto, nessetrabalho a experiência obtida com a realização da oficina “Trilhando o conhecimento do solo”realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental eMédio Ministro Jarbas Passarinho, no município de Sobral, objetivando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Tivemos como metodologia o construtivismo com basenas leituras dos trabalhos de Piaget e Vygotsky, os quais vislumbram o papel do aluno em assumir-secomo sujeito da sua aprendizagem e a contribuição de Piaget ao tratar, também do uso de jogos deregras. A ação pedagógica através da oficina visou incentivar a importância do estudo do soloutilizando uma metodologia que envolva o jogo no intuito de facilitar e dinamizar o processo deaprendizagem. Foi possível através da atividade com o jogo mobilizar o interesse dos alunos, aobservação e a participação, assim, os alunos puderam, de forma mais concreta, construírem umconhecimento acerca dos solos. Portanto, o jogo, contribuiu para que os alunos fossem atuantes noprocesso de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, C. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. 8a ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2009.CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 20 ed., 1987.

CASTROGIOVANNI. A. C.; CALLAI, H. C.; KAECHER, N. A. Ensino de Geografia: Práticas e

textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. 173 p.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 9 ed. Campinas, SP: Tapirus,

192 p.

COSTA FALCÃO, C. L. A prática do método científico de goethe como instrumento

para aprendizagem ao estudo do solo. Revista Homem, Espaço e Tempo, 2010.

COSTA LIMA, V.; LIMA, M. R. A importância do solo. Disponível em:

http://jubalcabralfilho.blogspot.com/2009/04/importancia-do-solo.html> acesso: 17/11/09

LIBÂNEO, J. C. Didática.São Paulo: Cortez, 1994.

MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, Fábio Araújo P.into; MACHADO, Vinícius Azevedo

Educação em Solos: Princípios, Teoria e Métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo,

:733-740, 2006. (Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo)

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v30n4/14.pdf> acesso em 22/06/2010

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

PUNTEL, G. A. Os mistérios de ensinar e aprender geografia. In: CASTELLAR, S. (Org.)

Educação Geográfica: teorias e prática docentes. São Paulo: Contexto, 2007. p. 137-156.

RAMOS, M. C. A. L. Jogar e Brincar: Representando papéis, a criança constrói o próprio

conhecimento e, conseqüentemente, sua própria personalidade. Instituto Catarinense de Pós-

Graduação. Disponível em <http://www.icpg.com.br/artigos/rev01-07.pdf> acesso em:

/06/2010

RATHS, L. E. et al. Ensinar a pensar. 2 ed. São Paulo, EPU, 1977.

RODRIGUES, M. Psicologia educacional: uma crônica do desenvolvimento humano. São

Paulo: McGraw-Hell do Brasil, 1976.

SCHAFFER, N. O. O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio a

escolha do livro texto. In: Boletim Gaúcho de Geografia (Porto Alegre), 1988.

SILVA, O. A. Geografia: Metodologia e técnicas de Ensino. Feira de Santana: Universidade

Estadual de Feira de Santana, 2004. 94 p.

SILVA, C. S.; COSTA FALCÃO, C. L.; SOBRINHO, J. F. O ensino do solo no livro

didático de geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo. Centro de Ciências Humanas da

Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA. Ano II, N. 1, 2008. ISSN 1982-3800

Downloads

Como Citar

Cleire Lima da Costa Falcão, C. L. A. (2018). O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO ESTUDO DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/124