O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO ESTUDO DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Authors

  • Carliana Lima Almeida, Cleire Lima da Costa Falcão

Abstract

O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de enfatizar a importância de se trabalhar atemática “solo” a partir da ludicidade. O solo é um elemento essencial na dinâmica e equilíbrio dosecossistemas, no entanto o estudo desse tema ainda é pouco abordado. Apresentamos, portanto, nessetrabalho a experiência obtida com a realização da oficina “Trilhando o conhecimento do solo”realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental eMédio Ministro Jarbas Passarinho, no município de Sobral, objetivando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Tivemos como metodologia o construtivismo com basenas leituras dos trabalhos de Piaget e Vygotsky, os quais vislumbram o papel do aluno em assumir-secomo sujeito da sua aprendizagem e a contribuição de Piaget ao tratar, também do uso de jogos deregras. A ação pedagógica através da oficina visou incentivar a importância do estudo do soloutilizando uma metodologia que envolva o jogo no intuito de facilitar e dinamizar o processo deaprendizagem. Foi possível através da atividade com o jogo mobilizar o interesse dos alunos, aobservação e a participação, assim, os alunos puderam, de forma mais concreta, construírem umconhecimento acerca dos solos. Portanto, o jogo, contribuiu para que os alunos fossem atuantes noprocesso de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, C. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. 8a ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2009.CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 20 ed., 1987.

CASTROGIOVANNI. A. C.; CALLAI, H. C.; KAECHER, N. A. Ensino de Geografia: Práticas e

textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. 173 p.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 9 ed. Campinas, SP: Tapirus,

192 p.

COSTA FALCÃO, C. L. A prática do método científico de goethe como instrumento

para aprendizagem ao estudo do solo. Revista Homem, Espaço e Tempo, 2010.

COSTA LIMA, V.; LIMA, M. R. A importância do solo. Disponível em:

http://jubalcabralfilho.blogspot.com/2009/04/importancia-do-solo.html> acesso: 17/11/09

LIBÂNEO, J. C. Didática.São Paulo: Cortez, 1994.

MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, Fábio Araújo P.into; MACHADO, Vinícius Azevedo

Educação em Solos: Princípios, Teoria e Métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo,

:733-740, 2006. (Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo)

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v30n4/14.pdf> acesso em 22/06/2010

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

PUNTEL, G. A. Os mistérios de ensinar e aprender geografia. In: CASTELLAR, S. (Org.)

Educação Geográfica: teorias e prática docentes. São Paulo: Contexto, 2007. p. 137-156.

RAMOS, M. C. A. L. Jogar e Brincar: Representando papéis, a criança constrói o próprio

conhecimento e, conseqüentemente, sua própria personalidade. Instituto Catarinense de Pós-

Graduação. Disponível em <http://www.icpg.com.br/artigos/rev01-07.pdf> acesso em:

/06/2010

RATHS, L. E. et al. Ensinar a pensar. 2 ed. São Paulo, EPU, 1977.

RODRIGUES, M. Psicologia educacional: uma crônica do desenvolvimento humano. São

Paulo: McGraw-Hell do Brasil, 1976.

SCHAFFER, N. O. O livro didático e o desempenho pedagógico: anotações de apoio a

escolha do livro texto. In: Boletim Gaúcho de Geografia (Porto Alegre), 1988.

SILVA, O. A. Geografia: Metodologia e técnicas de Ensino. Feira de Santana: Universidade

Estadual de Feira de Santana, 2004. 94 p.

SILVA, C. S.; COSTA FALCÃO, C. L.; SOBRINHO, J. F. O ensino do solo no livro

didático de geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo. Centro de Ciências Humanas da

Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA. Ano II, N. 1, 2008. ISSN 1982-3800

How to Cite

Cleire Lima da Costa Falcão, C. L. A. (2018). O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO ESTUDO DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(2). Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/124