O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM AO ESTUDO DO SOLO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Résumé
O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de enfatizar a importância de se trabalhar atemática “solo” a partir da ludicidade. O solo é um elemento essencial na dinâmica e equilíbrio dosecossistemas, no entanto o estudo desse tema ainda é pouco abordado. Apresentamos, portanto, nessetrabalho a experiência obtida com a realização da oficina “Trilhando o conhecimento do solo”realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental eMédio Ministro Jarbas Passarinho, no município de Sobral, objetivando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso. Tivemos como metodologia o construtivismo com basenas leituras dos trabalhos de Piaget e Vygotsky, os quais vislumbram o papel do aluno em assumir-secomo sujeito da sua aprendizagem e a contribuição de Piaget ao tratar, também do uso de jogos deregras. A ação pedagógica através da oficina visou incentivar a importância do estudo do soloutilizando uma metodologia que envolva o jogo no intuito de facilitar e dinamizar o processo deaprendizagem. Foi possível através da atividade com o jogo mobilizar o interesse dos alunos, aobservação e a participação, assim, os alunos puderam, de forma mais concreta, construírem umconhecimento acerca dos solos. Portanto, o jogo, contribuiu para que os alunos fossem atuantes noprocesso de aprendizagem.Téléchargements
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