OS DESAFIOS DA CONJUNTURA EDUCACIONAL À LUZ DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NOS SERTÕES DE CRATEÚS

Autores

  • Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús
  • Antonio Avelar Macedo Neri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús
  • Maria das Dores Alexandre Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crateús
  • Oscar Soares Araújo Júnior Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Palavras-chave:

Desafios Educacionais. Formação. Sertões de Crateús. Escola Sem Partido.

Resumo

O presente artigo problematiza a educação enquanto política educacional e dever do Estado, partindo-se da análise da formação de professores do curso de licenciatura em Geografia dos Sertões de Crateús, tendo em vista que a universidade configura-se como um dos principais palcos de formação social, humana e política no âmbito do magistério. Além disso, este trabalho considera-se um olhar holístico acerca do discurso político do projeto “Escola Sem Partido”. Nesse sentido, a pesquisa busca, também, debater os desafios da educação de caráter público em contraponto aos aspectos alienadores da narrativa do projeto da mordaça, representado, sobretudo, por outra perspectiva de educação. Diante disso, a abordagem desta produção acadêmica subsidia- se em pesquisa de natureza qualitativa, alinhada a etnometodologia para serem realizadas análises comparativas, além dos pressupostos da legislação educacional, da normatização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), leitura do Projeto de Lei n° 867/2015 e como fundamentação teórica: Saviani (2009), Freire (2004), Rios (1994) e Libâneo (2001), entre outros autores que discutem essa temática.  Enquanto discussões e resultados da pesquisa são evidentes o enfoque alienador do projeto partidário frente à organização da escola como abordagem política e a busca constante pela educação que constrói o sujeito munido de práxis pelo seu caráter reflexivo e crítico.

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Publicado

12-02-2020

Como Citar

Júnior, A. R. de S., Neri, A. A. M. ., Maia, M. das D. A. ., & Júnior, O. S. A. . (2020). OS DESAFIOS DA CONJUNTURA EDUCACIONAL À LUZ DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NOS SERTÕES DE CRATEÚS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/339