DESVENDANDO A RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ ATRAVÉS DOS MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Unidade de Conservação; Oficina Pedagógica; Territorio.

Resumo

O presente estudo evidencia parte dos resultados obtidos através de um Projeto de pesquisa, realizado na Escola com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de três turmas (A, B e C), tendo como principal objetivo discutir a Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá através dos Mapas Conceituais nas aulas de Geografia. Como procedimentos metodológicos, realizamos levantamento bibliográfico, oficina pedagógica, elaboração de Mapas Conceituais, e análise dos dados da pesquisa. Desse modo, podemos entender os Mapas Conceituais como uma estratégia de ensino favorável ao processo de aprendizagem significativa, pois o mesmo pode estimular o estudante a organizar, hierarquizar e explicar suas ideias a partir da análise do próprio conhecimento (SILVA, BEZERRA, 2021). Os resultados desse estudo evidenciaram as perspectivas dos estudantes a respeito das características, importância e uso dos recursos naturais, da RESEX. Assim como, os problemas e ações voltados para preservar o meio ambiente, ressaltando a relevância do Ensino de Geografia no processo e tomada de consciência dos estudantes sobre a referida UC.

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

Nascimento, L. D. R. do, & Santos, M. F. P. dos. (2024). DESVENDANDO A RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ ATRAVÉS DOS MAPAS CONCEITUAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(18), 25–49. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/551

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