PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS

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Palavras-chave:

Palavras-Chave: Geografia Escolar; Prática Docente; Protagonismo dos Estudantes.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir as percepções de professores de Geografia da Educação Básica sobre os desafios e potencialidades das metodologias ativas no Ensino de Geografia. Participaram da pesquisa três professores de Geografia da Escola Municipal Pedro Carnaúba, localizada no município de Viçosa/Alagoas. Os professores destacaram a importância da inserção das metodologias ativas para o protagonismo dos estudantes e o despertar do interesse deles no processo de ensino e aprendizagem, além dos desafios encontrados na escola pública, como por exemplo, a ausência de recursos tecnológicos. Como percurso metodológico foi utilizado a abordagem qualitativa com base em Creswell (2014) e como procedimento metodológico a pesquisa-ação participativa ancorada em Kemmis e Wilkinson (2008). Para análise dos dados obtidos, foi realizada uma triangulação de dados com base em Sampieri et al. (2013), permitindo o cruzamento das informações, a partir da análise dos documentos educacionais estudados como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino supracitada e as concepções dos professores de Geografia adquiridas por meio do questionário, além da interpretação dessas informações denominadas por Bardin (2016) de inferências. Desse modo, a partir de Bardin (2016) foi realizada a análise da caracterização, desafios e potencialidades das metodologias ativas. A relevância desta pesquisa consiste em abordar as metodologias ativas enquanto alternativa para os professores nas suas práticas pedagógicas, visando contribuir com o processo de ensino aprendizagem dos estudantes. Palavras-Chave: Geografia Escolar; Prática Docente; Protagonismo dos Estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Cícera da Silva Costa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (PPGG-UFAL). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica - GPEG da Universidade Federal de Alagoas. Docente na rede pública de ensino no município de Viçosa (Alagoas) e na rede privada em Maceió (Alagoas).

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

Costa, M. C. da S., & Santos , M. F. P. dos. (2024). PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(18), 07–24. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/552