PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Palavras-Chave: Geografia Escolar; Prática Docente; Protagonismo dos Estudantes.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir as percepções de professores de Geografia da Educação Básica sobre os desafios e potencialidades das metodologias ativas no Ensino de Geografia. Participaram da pesquisa três professores de Geografia da Escola Municipal Pedro Carnaúba, localizada no município de Viçosa/Alagoas. Os professores destacaram a importância da inserção das metodologias ativas para o protagonismo dos estudantes e o despertar do interesse deles no processo de ensino e aprendizagem, além dos desafios encontrados na escola pública, como por exemplo, a ausência de recursos tecnológicos. Como percurso metodológico foi utilizado a abordagem qualitativa com base em Creswell (2014) e como procedimento metodológico a pesquisa-ação participativa ancorada em Kemmis e Wilkinson (2008). Para análise dos dados obtidos, foi realizada uma triangulação de dados com base em Sampieri et al. (2013), permitindo o cruzamento das informações, a partir da análise dos documentos educacionais estudados como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino supracitada e as concepções dos professores de Geografia adquiridas por meio do questionário, além da interpretação dessas informações denominadas por Bardin (2016) de inferências. Desse modo, a partir de Bardin (2016) foi realizada a análise da caracterização, desafios e potencialidades das metodologias ativas. A relevância desta pesquisa consiste em abordar as metodologias ativas enquanto alternativa para os professores nas suas práticas pedagógicas, visando contribuir com o processo de ensino aprendizagem dos estudantes. Palavras-Chave: Geografia Escolar; Prática Docente; Protagonismo dos Estudantes.Downloads
Referências
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