PERCEPTIONS OF GEOGRAPHY TEACHERS REGARDING ACTIVE METHODOLOGIES
Keywords:
Palavras-Chave: Geografia Escolar; Prática Docente; Protagonismo dos Estudantes.Abstract
ABSTRACT O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir as percepções de professores de Geografia da Educação Básica sobre os desafios e potencialidades das metodologias ativas no ensino de Geografia. Participaram da pesquisa três professores de Geografia da Escola Municipal Pedro Carnaúba do município de Viçosa/Alagoas. Os professores enfatizaram a importância da incorporação de metodologias ativas para capacitar os alunos e despertar seu interesse pelo processo de ensino e aprendizagem, além dos desafios encontrados nas escolas públicas, como a falta de recursos tecnológicos. Utilizou-se como percurso metodológico a abordagem qualitativa basedonCreswell (2014) e como procedimento metodológico a pesquisa-ação participativa ancorada em Kemmis e Wilkinson (2008). Para a análise dos dados obtidos, foi realizada uma triangulação de dados com base em Sampieri e colaboradores (2013), permitindo o cruzamento de informações provenientes da análise de documentos educacionais estudados, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida unidade educacional, e as concepções dos professores de Geografia adquiridas por meio do questionário, além da interpretação dessas informações, denominadas por Bardin (2016) como inferências. Assim, com base em Bardin (2016), foi realizada uma análise da caracterização, desafios e potencialidades das metodologias ativas. A relevância desta pesquisa reside em abordar as metodologias ativas como alternativa para os professores em suas práticas pedagógicas, visando contribuir para o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Geografia Escolar. Prática Docente. Empoderamento do Aluno.Downloads
References
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