HISTÓRIAS NO YOUTUBE: HISTÓRIA PÚBLICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA EM VIDEOAULAS SOBRE A CONQUISTA DA AMÉRICA NOS SÉCULOS XV E XVI

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender como o processo de conquista da América espanhola (séculos XV e XVI) foi apresentado e discutido em dois grandes canais de ensino de História dentro da plataforma de vídeos YouTube Brasil. Para entendermos tal problemática, analisamos duas videoaulas de grande visualização e engajamento sobre o tema, nos utilizando de discussões que transitam entre História Pública, Didática da História e História da América, examinando aspectos técnicos e teóricos dessas produções. Dessa maneira, buscamos com este trabalho discutir sobre novas maneiras de enxergar e pensar o conhecimento histórico no tempo presente e argumentar que mais do que reproduzir o conhecimento acadêmico, esses espaços permitem a produção de outras reflexões e conhecimentos históricos, assim como, interações recíprocas entre o/a professor/a - historiador/a e comunidades não acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2023

Como Citar

Gustavo Vasconcelos, A. G., & Ferreira, G. de S. (2023). HISTÓRIAS NO YOUTUBE: HISTÓRIA PÚBLICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA EM VIDEOAULAS SOBRE A CONQUISTA DA AMÉRICA NOS SÉCULOS XV E XVI. Revista Homem, Espaço E Tempo, 16(2), 64–91. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/524