EXPERIMENTAÇÕES COM O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RASURANDO IMAGENS HEGEMÔNICAS E POSSIBILITANDO NOVOS OLHARES PARA OS POVOS INDÍGENAS EM DOURADOS-MS

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, linguagens, cinema.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, a partir de experimentações com a linguagem cinematográfica no contexto do ensino e aprendizagem em Geografia, possibilitar outras formas de imaginar e perceber o espaço geográfico. Com base nas proposições contidas nos referenciais curriculares do Estado de Mato Grosso do Sul para o ensino médio, foram desenvolvidas experimentações com o cinema enquanto prática pedagógica articulada ao uso de diferentes linguagens no ensino de Geografia. A proposta consiste em viabilizar outras formas de produção de conhecimento por meio de distintas linguagens. Assim, a experimentação com o cinema se deu a partir do disparador “Povos Indígenas em Dourados-MS”, tomado como ponto de partida e produtor de conhecimento. O texto apresenta dois movimentos necessários: no primeiro, busca-se revisitar as imagens e narrativas hegemônicas acerca da presença e participação dos povos indígenas na formação territorial do Brasil, frequentemente associadas à ideia de tutela e à ausência de intencionalidade. No segundo movimento, o objetivo consistiu em convidar os alunos, a partir de quatro temas geradores, a refletirem sobre as imagens de nosso município referentes aos povos indígenas, com o intuito de rasurar as imagens hegemônicas e, a partir do encontro entre sujeitos, possibilitar outras formas de vivenciar o espaço geográfico. Por fim, compreende-se a necessidade de processos formativos contínuos, nos quais a universidade e a educação básica possam se fazer presentes em um entrelaçar de ideias e fazeres, de modo que as especificidades dos sujeitos possam emergir.

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Biografia do Autor

Luis Henrique Dias Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, vinculado a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Dias Rocha, L. H. (2025). EXPERIMENTAÇÕES COM O CINEMA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RASURANDO IMAGENS HEGEMÔNICAS E POSSIBILITANDO NOVOS OLHARES PARA OS POVOS INDÍGENAS EM DOURADOS-MS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/695

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS