A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DEBATE INTERSECCIONAL SOBRE RAÇA, CLASSE E GÊNERO NO BRASIL

Autores

  • Bruno da Costa Abreu Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio.

Resumo

A presente pesquisa analisa a atuação do professor de Sociologia no ensino médio brasileiro sob uma perspectiva interseccional, examinando como raça, classe e gênero se entrelaçam para moldar a experiência docente e discente. O objetivo é construir um referencial teórico-prático que capacite o professor a promover uma educação antirracista e antissexista, enfrentando o mito da democracia racial e as desigualdades estruturais. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica crítica, dialogando com autores seminais do pensamento social e antropológico brasileiro e estrangeiro. Argumenta-se que, ao adotar uma abordagem interseccional, o professor pode desvelar as complexas dinâmicas de poder que operam na sociedade e na sala de aula. O trabalho explora a crítica de Lélia Gonzalez à “neurose cultural brasileira”, a análise de Florestan Fernandes sobre a integração do negro na sociedade de classes e a discussão de Guerreiro Ramos sobre a alienação da sociologia brasileira. Conclui-se que o professor, ao integrar a crítica epistemológica, a análise cultural e a análise estrutural, transforma a sala de aula em um espaço de produção de conhecimento relevante e de fortalecimento da cidadania, permitindo que os alunos se compreendam como sujeitos históricos e agentes de transformação.

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Abreu, B. da C. (2025). A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DEBATE INTERSECCIONAL SOBRE RAÇA, CLASSE E GÊNERO NO BRASIL. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/655

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS