ALUNO INVISÍVEL, ESCOLA HOSTIL E INDISCIPLINA: RELATO DE ESTÁGIO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Microviolência e Racismo

Resumo

Esse trabalho trata de invisibilidade e de microviolência, em relação a alunos negros e moradores de baixadas, com o objetivo de entender como estas questões afetam a formação dos alunos e pensando em uma metodologia antirracista de ensino. Questiona-se o método hegemônico, em que a Geografia trabalha as relações entre homem e espaço, buscando utilizar o meio histórico-geográfico para compor uma didática melhorada, bem como ressaltar a importância do ensino antirracista para se obter uma melhor abordagem educacional. A pesquisa apresentou resultados bastante interessantes, principalmente em termos da relação escola-aluno e de como ela pode ser negativa na vida dos alunos. 

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Biografia do Autor

Claudiana Viana Godoy, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Coordenadora de Estágio do Curso de Geografia, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Doutora em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Costa Oliveira, C. H., & Godoy, C. V. (2025). ALUNO INVISÍVEL, ESCOLA HOSTIL E INDISCIPLINA: RELATO DE ESTÁGIO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELÉM, PARÁ, BRASIL. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/652

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS