ALUNO INVISÍVEL, ESCOLA HOSTIL E INDISCIPLINA: RELATO DE ESTÁGIO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Microviolência e Racismo

Resumen

Esse trabalho trata de invisibilidade e de microviolência, em relação a alunos negros e moradores de baixadas, com o objetivo de entender como estas questões afetam a formação dos alunos e pensando em uma metodologia antirracista de ensino. Questiona-se o método hegemônico, em que a Geografia trabalha as relações entre homem e espaço, buscando utilizar o meio histórico-geográfico para compor uma didática melhorada, bem como ressaltar a importância do ensino antirracista para se obter uma melhor abordagem educacional. A pesquisa apresentou resultados bastante interessantes, principalmente em termos da relação escola-aluno e de como ela pode ser negativa na vida dos alunos. 

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Biografía del autor/a

ella/ella, Universidad Estatal de Pará

Profesora titular de la Universidad Estatal de Pará (UEPA) y Coordinadora de Pasantías del Programa de Geografía, se dedica a la docencia, la investigación y la extensión. Tiene un doctorado en Geografía Humana del Programa de Posgrado en Geografía (PPGEO) de la Universidad Federal de Pará (UFPA), una maestría en Geografía de la Universidad Federal de Ceará (UFC, 2015) y una licenciatura en Geografía de la misma institución (UFC, 2013). Como Asesora de Iniciación Científica (PIBIC/FAPESPA), desarrolla el proyecto "Geografía de la Salud en la Geografía Escolar: Espacios de Vulnerabilidad Socioambiental en Belém y la Región Metropolitana". Su experiencia docente abarca disciplinas como Metodología de la Enseñanza de la Geografía, Enseñanza de la Geografía y la Lúdica, Enseñanza de la Geografía y el Espacio Local, y ha realizado Pasantías Docentes en Geografía I, II, III y IV.

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Publicado

2025-12-28

Cómo citar

Costa Oliveira, C. H., & Godoy, C. V. (2025). ALUNO INVISÍVEL, ESCOLA HOSTIL E INDISCIPLINA: RELATO DE ESTÁGIO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELÉM, PARÁ, BRASIL. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/652

Número

Sección

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS