ALUNO INVISÍVEL, ESCOLA HOSTIL E INDISCIPLINA: RELATO DE ESTÁGIO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

Authors

Keywords:

Ensino, Microviolência e Racismo

Abstract

Esse trabalho trata de invisibilidade e de microviolência, em relação a alunos negros e moradores de baixadas, com o objetivo de entender como estas questões afetam a formação dos alunos e pensando em uma metodologia antirracista de ensino. Questiona-se o método hegemônico, em que a Geografia trabalha as relações entre homem e espaço, buscando utilizar o meio histórico-geográfico para compor uma didática melhorada, bem como ressaltar a importância do ensino antirracista para se obter uma melhor abordagem educacional. A pesquisa apresentou resultados bastante interessantes, principalmente em termos da relação escola-aluno e de como ela pode ser negativa na vida dos alunos. 

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Author Biography

she/her, State University of Pará

A tenured professor at the State University of Pará (UEPA) and Internship Coordinator for the Geography Program, she is involved in teaching, research, and outreach. She holds a PhD in Human Geography from the Graduate Program in Geography (PPGEO) at the Federal University of Pará (UFPA), a Master's degree in Geography from the Federal University of Ceará (UFC, 2015), and a Bachelor's degree in Geography from the same institution (UFC, 2013). As a Scientific Initiation Advisor (PIBIC/FAPESPA), she is developing the project "Geography of Health in School Geography: Spaces of Socio-Environmental Vulnerability in Belém and the Metropolitan Region." Her teaching experience spans disciplines, including Geography Teaching Methodology, Geography Teaching and Playfulness, Geography Teaching and Local Space, and has completed Teaching Internships in Geography I, II, III, and IV.

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Published

2025-12-28

How to Cite

Costa Oliveira, C. H., & Godoy, C. V. (2025). ALUNO INVISÍVEL, ESCOLA HOSTIL E INDISCIPLINA: RELATO DE ESTÁGIO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELÉM, PARÁ, BRASIL. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/652

Issue

Section

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS