EMPRESAS DE COSMÉTICOS E A VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR: O TRADICIONAL E O MODERNO NA PRÁTICA COMERCIAL
Palavras-chave:
Comércio. Vendas diretas. Consumo. Catálogos/revistas.Resumo
No contexto das mudanças que ocorrem na sociedade desde as últimas décadas do século XX, destacam-se as mudanças na atividade comercial, que passou a contar com novas formas de gestão, novos designers nos estabelecimentos e, por conseguinte, novas formas de comercialização, com destaque para o e-commerce efetuado por meio da internet. Entretanto, mesmo com essas inovações comerciais, as formas tradicionais de comercialização não foram extintas, muito pelo contrário, se ampliaram e se redefiniram. Esta é a questão central de que trata o texto apresentado, que tem por objetivo discutir sobre a venda direta ao consumidor enquanto expressão de permanência de formas tradicionais de comércio em concomitância com formas modernas. Especificamente, será tratado o comércio realizado por empresas de cosméticos e produtos pessoais que fazem uso da prática da venda direta ao consumidor. As ideias de Salgueiro (2006, 2009) e Cachinho (1994, 2006) sobre as transformações e mudanças ocorridas nas práticas e formas comerciais, iluminaram teoricamente a compreensão dos dados empíricos obtidos por meio de entrevistas e pesquisas realizadas nos sites informativas das empresas. A leitura da comercialização feita direta ao consumidor, ancorada na teoria e na empiria, nos conduziu a inferências dentre as quais se destaca o fato de que a inovação não é o caminho único para o desenvolvimento e expansão do capital. Este, ainda que de forma contraditória, se reproduz também pela manutenção de formas tradicionais e arcaicas, aparentemente modernas.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE VENDAS DIRETAS. Sobre ABEVD - Movimenta cerca de R$ 45 bilhões anualmente. Disponível em: <https://www.abevd.org.br/sobre-abevd/quem-somos/>. Acesso em: 17 jan. 2020.
AVON. Trabalho inspirador, empoderando as mulheres. Disponível em: <
https://www.AVON.com.br/aAVON/historia-da-AVON>. Acesso em: 06 mar. 2020.
CACHINHO, Herculano; SALGUEIRO, Tereza Barata. O comércio urbano em tempos de turbulência: elementos para avaliar as vulnerabilidades e níveis de resiliência. In: Actas do XII Colóquio Ibérico de Geografia. Porto: Faculdade de Letras, 2010.
CACHINHO, Herculano; SALGUEIRO, Tereza Barata. As relações cidade comércio: Dinâmicas de evolução e modelos interpretativos. 20 Chapter: 2009. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publicaion/30475977>. Acesso em: 06 mar. 2020.
CACHINHO, Herculano. Consumactor: da condição do indivíduo na cidade pós-moderna. Finisterra, Lisboa, XLI, 81, 2006, pp.33-56.
CACHINHO, Herculano. O comércio a retalho na cidade de Lisboa: reestruturação econômica e dinâmicas territoriais. Finisterra, Lisboa, XXIX, 57, 1994, pp. 119-144.
DICAS DA MEI. Vendedor Porta a Porta. Disponível em: <https://www.dicasmei.com.br/dicas/dicas-de-negocios/vendedor-porta-a-porta.html>. Acesso em: 30 jan. 2020.
EUDORA. História da Eudora: como começou. Disponível em: <https://revendedor.club/historia-da-eudora-como-comecou/>. Acesso em: 06 mar. 2020.
EUDORA. Como ser revendedora Eudora: passo a passo, vantagens e depoimentos. Disponível em:<https://www.dicasdemulher.com.br/eudora-representante-como-ser/>. Acesso em: 01 mar. 2020.
G1. Natura anuncia a compra da AVON. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/22/natura-anuncia-compra-da-avon.ghtml>. Acesso em: 10 out. 2020.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NATURA. Bem é estar bem. Disponível em: <https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia>. Acesso em: 06 mar. 2019.
O BOTICARIO. Nossa história. Disponível em: <https://www.boticario.com.br/nossa-historia>. Acesso em: 06 mar. 2019
PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as formas do comércio. In: CARLOS, A. F. A; et al. (org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
REDE GLOBO. Mercado de venda direta é uma solução para o desemprego: confira os dados da ABEVD. 2019. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/videos/v/mercado-de-venda-direta-e-uma-solucao-para-o-desemprego/7967756/> Acesso em: 22 mar. 2020.
SALGUEIRO, Tereza Barata. Oportunidades e transformação na cidade centro. Finisterra, Lisboa, XLI, 81, 2006, pp. 9-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.