REFLEXÕES SOBRE O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE
Resumo
Neste artigo a questão do Ensino Religioso é discutida, tendo como base a experiência advinda da prática docente. Trata de uma pesquisa que envolve duas dimensões, a primeira, diz respeito ao Ensino Religioso e como esta disciplina foi contextualizada historicamente no Brasil. Neste sentido se buscou reflexões teóricas metodológicas com o objetivo de compreender a problemática em torno do tema. Na segunda parte se realizou uma pesquisa de campo em umaEscola da Rede Estadual na cidade de Massapê/CE. Para tanto, foi feita uma abordagem com ênfase no método qualitativo, na qual se utilizou da observação participante e de entrevistasdireta. Para realizar a análise se explorou questões norteadoras: Como a Disciplina de Ensino Religioso era realizada no contexto da pluralidade? Existe doutrinação ideológica em Sala de Aula? Quais os conteúdos ministrados pela docente? Os resultados do estudo apontam que o Ensino Religioso teve viés doutrinador produto de um processo histórico na sociedade brasileira. Hoje, esta disciplina passa por processo de mudanças através da consolidação de uma nova proposta curricular, com novas práticas plurais, novos olhares, e norteado pelo direito à liberdade e à igualdade, é possível se ofertar um Ensino Religioso com base nas diferenças, na ética e na tolerância, que contemple a diversidade.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.