A "SEMANA DA ÁFRICA" NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA BERNADETE BARBOSA, CEARÁ-MIRIM/RN.
Résumé
O presente relato de experiência pedagógica tem como objetivo descrever e analisar o projeto “Semana da África”, desenvolvido na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, em Ceará-Mirim (RN), com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa buscou reconhecer e valorizar a ancestralidade africana e suas expressões culturais, evidenciando sua influência histórica, social e simbólica na formação da comunidade local. Partindo do princípio de que a educação deve ultrapassar os limites da sala de aula e articular o currículo à realidade e à identidade dos estudantes, o projeto utilizou o contexto histórico do município, marcado pela escravização e pela produção canavieira, como ponto de partida para a reflexão crítica. A metodologia adotada foi dialógica e multissensorial, contemplando rodas de conversa, palestras sobre herança africana, exibição de filmes e documentários, apresentações culturais e a elaboração de mapas afetivos. Entre as ações, destacou-se a apresentação de capoeira conduzida pelo grupo QG dos Guerreiros, organização não governamental que atua na preservação e difusão do legado afro-brasileiro. As atividades permitiram relacionar a luta histórica pela liberdade dos povos africanos à realidade social e territorial de Ceará-Mirim, por meio de obras audiovisuais como Harriet – O Caminho para a Liberdade e documentários sobre o passado escravista da região. A culminância do projeto possibilitou aos estudantes expressar percepções e emoções acerca da presença africana em seu cotidiano, materializando, por meio dos mapas afetivos, um processo de reconhecimento identitário e valorização cultural. Constatou-se que a experiência contribuiu para o fortalecimento de uma educação antirracista e emancipatória, capaz de promover o respeito à diversidade e o engajamento crítico dos sujeitos na construção de uma sociedade mais justa.Téléchargements
Références
ESTIVEMOS AQUI - Uma reportagem sobre a escravidão em Ceará-Mirim/RN no século XIX. Produção: André de Oliveira, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MoqCsQ8SA0U
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
HARRIET – O caminho para a liberdade. Direção: Kasi Lemmons. Estados Unidos: Focus Features, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
IFRN em pauta - Coqueiros. Produção: IFRN TV, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-lf013UiwZg&t=271s
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019. 244p
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra. USP, 2004.
RIO GRANDE DO NORTE. Lei Nº 11.644, de 20 de dezembro de 2023. Cria, no Estado do Rio Grande do Norte, a “Semana da África”, em alusão ao Dia Internacional da África. Diário Oficial do Estado, Natal, RN, 21 dez. 2023.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem Preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociedade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.