EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: O CASO DA EEMTI PROF. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO (FORTALEZA/CE)

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Résumé

A promulgação da Lei 10.639/03 representou um importante passo do governo federal para tratar da história e importância da população negra, dos africanos, dos afro-brasileiros na constituição de nossa sociedade. Convidados a desenvolver ações em prol dessa lei, professores de todos o Brasil tiveram que implementar em suas aulas a abordagem a essa temática. O presente relato apresenta algumas das ações desenvolvidas pela Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor Plácido Aderaldo Castelo, que está situada na periferia de Fortaleza, Ceará. O maior desafio, no início, era como tratar das temáticas propostas quando não se tinha formação adequada, ao mesmo tempo em que o livro didático ainda era deficiente nesse ponto. A saída foi procurar apoio no movimento negro, na universidade ou professores pesquisadores do tema da própria rede estadual que pudessem colaborar. E esse foi o caminho que funcionou. As ações apresentadas não teriam acontecido se não fosse essa rede de colaboração que se formou entre escola, pesquisadores e universidades. O relato dessa experiência visa também colaborar com outros docentes que ainda enfrentam dificuldades para desenvolver atividades educativas na promoção da Lei 10.639/03. Palavras-chave: Lei 10.639; Educação Antirracista, Étnico-racial.

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Références

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Publiée

2025-12-28

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Barbosa de Paulo, S. (2025). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: O CASO DA EEMTI PROF. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO (FORTALEZA/CE). Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/696

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Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS