UMA INVESTIGAÇÃO DAS PONTES METÁLICAS FERROVIÁRIAS NO CEARÁ E A CONSTRUÇÃO DE UMA POSSÍVEL PAISAGEM ETNOGRÁFICA

Autores

  • Rafael Rodrigues de Moraes Centro Universitário Inta – UNINTA
  • Denise Borges Alonge Centro Universitário Inta – UNINTA
  • Alexandra Risello Centro Universitário Inta – UNINTA
  • Rhayssa de Mesquita Galeno Centro Universitário Inta – UNINTA
  • Ana Irda Veras da Silva Oliveira Centro Universitário Inta – UNINTA

Palavras-chave:

patrimônio industrial ferroviário, pontes metálicas ferroviárias, ; Estrada de Ferro de Sobral (EFS), Estrada de Ferro de Baturité (EFB), paisagem etnográfica.

Resumo

Esta investigação sobre as pontes metálicas ferroviárias de Granja (1881), Quixeramobim (1884), Caio Prado (1889), Senador Pompeu (1900) e Iguatu (1910) objetiva qualificá-las como parte do conjunto do patrimônio industrial ferroviário cearense. Essas estruturas, com tecnologia inovadora, fazem parte de um ideário vanguardista do final do século XIX e início do século XX que auxiliaram a transformar o território por onde a Estrada de Ferro de Sobral (EFS) e a Estrada de Ferro de Baturité (EFB) alcançou. As relações simbólicas destes objetos, atrelados às ações socioeconômicas que auxiliaram a desenvolver, constituem uma rica e quase inexplorada paisagem histórico-cultural, que poderá auxiliar na percepção de uma possível paisagem etnográfica cearense. Esta investigação, além de elencar essa hipótese, apresenta uma revisão iconográfica destes locais, indicando um sólido repertório organizado para pesquisas futuras.

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Referências

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Rodrigues de Moraes, R., Borges Alonge, D. ., Risello , A. ., Mesquita Galeno , R. de ., & Veras da Silva Oliveira , A. I. (2022). UMA INVESTIGAÇÃO DAS PONTES METÁLICAS FERROVIÁRIAS NO CEARÁ E A CONSTRUÇÃO DE UMA POSSÍVEL PAISAGEM ETNOGRÁFICA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 15(2), 26–41. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/505