TRILHAS URBANAS VIRTUAIS E OS DESAFIOS DO USO DE TDICS NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E AMBIENTAL DO BAIRRO MUCURIPE

Auteurs

  • Mayra Beatriz Arruda de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Gisele Sousa Carvalho Aluna do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Letícia Albuquerque Azevedo Aluna do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz Professora Doutora da Universidade Federal do Ceará
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz Professor da EMTI Professor Álvaro Costa e supervisor do PIBID- Geografia da Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Ensino Remoto. TDIC. Patrimônio. Educação Patrimonial. Mucuripe.

Résumé

A rápida transmissão do Sars-Cov-2 (Covid-19) afetou vários âmbitos da sociedade, como a educação, em especial, o ensino público. No ensino presencial existe a problemática da evasão escolar e com a pandemia tornou-se algo comum. O presente trabalho tem como objetivo, auxiliar os professores no que diz respeito às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS), reduzindo os casos de abandono escolar, fazendo com que os alunos participem e interajam nas aulas. A proposta desenvolvida foi um vídeo de uma trilha urbana virtual pelo Mucuripe e os bairros que estão ao seu redor, destarte, foi abordado o patrimônio histórico, cultural e ambiental. O vídeo foi apresentado na disciplina de Oficina Geográfica III do curso de Geografia da UFC e diante dessa experiência foi levado para docentes da escola pleiteada pelo PIBID do subprojeto Geografia-UFC. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos científicos sobre TDIC’S e o bairro Mucuripe, produzindo um vídeo sobre os principais pontos do bairro, utilizando áudio explicativo, imagens, Google Earth e Google Maps. Como resultado, o trabalho possibilitou a visualização da importância das TDICs no ensino e a produção de um recurso para a utilização na EMTI Professor Álvaro Costa com o conteúdo relacionado a alguns dos patrimônios históricos, culturais e ambientais do Mucuripe, conteúdo fundamental para os alunos compreenderem a localidade onde vivem e preservarem. Portanto, o uso das TDICs para o ensino de Geografia é um recurso que pode auxiliar os professores na motivação dos alunos.

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Publiée

2022-12-27

Comment citer

Arruda de Souza, M. B., Sousa Carvalho, G. ., Albuquerque Azevedo, L. ., Vieira Muniz, A. M., & Noberto de Queiroz, E. A. . (2022). TRILHAS URBANAS VIRTUAIS E OS DESAFIOS DO USO DE TDICS NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E AMBIENTAL DO BAIRRO MUCURIPE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 15(2), 83–98. Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/503

Numéro

Rubrique

EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS