O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E O USO DAS MÍDIAS IMPRESSAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz Universidade Federal do Ceará
  • Maria Edivani Silva Barbosa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Estágio Curricular; Formação de Professores; Mídias impressas., Curricular Internship; Teacher training; Printed media, Pasantía Curricular; Formación de profesores; Medios impresos.

Resumo

A importância do Estágio Curricular para o aluno da licenciatura, de acordo com Pimenta e Lima (2009), reside em propiciar a aproximação à realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará. No estágio se criam as condições de exercício profissional reflexivo e se adquirem aprendizados sobre a prática de ensino, a ação docente e, de modo especial, é promovida a reflexão sobre o ensinar-aprender Geografia. Dentre os objetivos da experiência com o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, realizado no semestre 2012.2, no curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, destacam-se: planejar aulas para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, com o uso das mídias impressas para promover a alfabetização geográfica de acordo com a proposta para esta fase; e contribuir para a formação de professores críticos e reflexivos. Assim, procura-se inovar nas práticas de ensino, criando situações-problema para os temas geográficos. Foram realizadas discussões de textos na universidade, visitas à escola para observar o ensino-aprendizagem, bem como a fim de analisar os recursos didáticos, o espaço físico, a estrutura pedagógica e administrativa e, ainda, proceder à regência. A prática de ensino aconteceu mediante o planejamento de três atividades em sala de aula: 1) o jornal; 2) as crônicas; e 3) as tirinhas e charges. Essa atividade foi fundamental para o professor em formação, porquanto, pelo fato de haver sido a primeira experiência de regência em sala, contribuiu para refletir sobre a possibilidade de utilização, no local, de recursos didáticos de fácil acesso e baixo custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALLAI, H. C. A geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Revista Terra Livre, São Paulo, n. 16, 1° semestre, p. 133-152, 2001.

FARIA, M. A. de O. Como usar o Jornal em sala de Aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

KENSKI, V. M. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologia. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PASSINI, E. Y. Introdução. In: PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T., (Orgs.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, pp. 11-15.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SEED. Diretrizes Curriculares de Geografia Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Para o Ensino Médio. Curitiba, 2008.

SILVA, E. I. Charge, cartum e quadrinhos: linguagem alternativa no ensino de Geografia. Revista Solta a Voz, Goiânia, v. 18, n.1, p. 41-49, jan./jun. 2007.

SILVA, R. C. da. A auto avaliação como instrumento de conscientização de alunos de um curso de especialização Lato Sensu. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 101-115, 2007.

SOUSA, M. F de. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2. ed. Campina Grande: Bagagem, 2008, pp. 80-83.

TEIXEIRA, F. F.; TUBINO, V. M. C.; SUZUKI, J. C. Geografia e Literatura: uma alternativa para o ensino da questão indígena em sala de aula. In: V Encontro de Grupos de Pesquisa “Agricultura, desenvolvimento regional e transformações socioespaciais”, Santa Maria, 2009. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/read/5507036/geografia-e-literatura-uma-alternativa-para-o-ufsm>. Acesso em: 7 jan. 2020.

Downloads

Publicado

09-08-2020

Como Citar

Noberto de Queiroz, E. A., & Edivani Silva Barbosa, M. (2020). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E O USO DAS MÍDIAS IMPRESSAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(1), 48–64. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/430

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)