TRILHAS URBANAS VIRTUAIS E OS DESAFIOS DO USO DE TDICS NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E AMBIENTAL DO BAIRRO MUCURIPE

Autores

  • Mayra Beatriz Arruda de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Gisele Sousa Carvalho Aluna do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Letícia Albuquerque Azevedo Aluna do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz Professora Doutora da Universidade Federal do Ceará
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz Professor da EMTI Professor Álvaro Costa e supervisor do PIBID- Geografia da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino Remoto. TDIC. Patrimônio. Educação Patrimonial. Mucuripe.

Resumo

A rápida transmissão do Sars-Cov-2 (Covid-19) afetou vários âmbitos da sociedade, como a educação, em especial, o ensino público. No ensino presencial existe a problemática da evasão escolar e com a pandemia tornou-se algo comum. O presente trabalho tem como objetivo, auxiliar os professores no que diz respeito às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS), reduzindo os casos de abandono escolar, fazendo com que os alunos participem e interajam nas aulas. A proposta desenvolvida foi um vídeo de uma trilha urbana virtual pelo Mucuripe e os bairros que estão ao seu redor, destarte, foi abordado o patrimônio histórico, cultural e ambiental. O vídeo foi apresentado na disciplina de Oficina Geográfica III do curso de Geografia da UFC e diante dessa experiência foi levado para docentes da escola pleiteada pelo PIBID do subprojeto Geografia-UFC. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos científicos sobre TDIC’S e o bairro Mucuripe, produzindo um vídeo sobre os principais pontos do bairro, utilizando áudio explicativo, imagens, Google Earth e Google Maps. Como resultado, o trabalho possibilitou a visualização da importância das TDICs no ensino e a produção de um recurso para a utilização na EMTI Professor Álvaro Costa com o conteúdo relacionado a alguns dos patrimônios históricos, culturais e ambientais do Mucuripe, conteúdo fundamental para os alunos compreenderem a localidade onde vivem e preservarem. Portanto, o uso das TDICs para o ensino de Geografia é um recurso que pode auxiliar os professores na motivação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, [s. l], v. 8, n. 3, p. 348-365, jan. 2020.

BELÉM, Breno de Campos. O ensino durante e pós-pandemia: remoto emergencial, a distância e presencial. Consciência, alunos (des) conectados, professores em conexão, Universidade Ead e Software Livre, 02 nov. 2020.

BENEVIDES, Fernando Vasconcelos. A recuperação do Farol do Mucuripe na visão de alunos do oitavo ano-projeto de intervenção em Educação Patrimonial. In: XXIX Simpósio Nacional de História, XXIX, 2017, Brasília. p. 1-11, 2017.

FERREIRA, Ciro Oliveira; SILVA, Janne Kleia da; PAULA, Francisco Leandro de; SILVA, Valéria Maria Araújo. A relação professor e TDIC's no contexto da pandemia de Covid-19: uma análise da realidade dos docentes de uma escola de educação profissional de nível médio. Congresso Nacional de Educação, out. 2020.

GERHARDT, Marcos; NODARI, Eunice Sueli. Patrimônio Ambiental, história e biodiversidade. Revista Unievangelica, [s. l], v. 5, n. 3, p. 54-71, jan. 2016.

HORTA, Maria L. P. (et al.) Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan — Museu Imperial, 1999. p.6.

IPHAN. Patrimônio Cultural. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218. Acesso em: 01/04/2021 ás 14:30.

LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiane Gomes Oliveira; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia do covid-19 em pernambuco. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Pernambuco, v. 11, n. 2, p. 1-15, jan. 2020.

NEVES, B. P.; MUNIZ, Alexsandra M. V. As Tecnologias da Informação e Comunicação (Tic) e a Geografia: Aplicações no Ensino da Geografia Humana. In: V CONEDU, 2018, Recife. Anais do V Conedu. Recife: Realize, 2018. v. 1.

MEDEIROS, Márcia Carréra de. A importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio. XXV Simpósio de História, Fortaleza, p. 1-8, 2009.

MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira; SILVA, José Borzacchiello da. Pandemia do Coronavírus no Brasil: Impactos no Território Cearense. Revista Espaço e Economia. v.9, n. 17, p.1-19,2020.

MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira; SOUSA JUNIOR, F. ; SENA, T. B. Q. L. . Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino de Geografia. In: Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize, 2019. v. 1. p. 1-9.PILETTI, Claudino. Recursos de Ensino. Didática geral. 2007.

PILETTI, Claudino. Recursos de Ensino. Didática geral. 2007.

RAMOS, Lidiane da Costa. MUCURIPE: VERTICALIZAÇÃO, MUTAÇÕES E RESISTÊNCIAS NO ESPAÇO HABITADO. 2003. 150. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 26/082003.

SANTOS, Geny; MENDONÇA, Marilane. Pandemia e Ensino Remoto: Uma reflexão acerca da vivência afetivo-emocional dos estudantes. Revista Educação e Humanidades, Amazonas, v. 2, n. 1, p. 110-131, jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Arruda de Souza, M. B., Sousa Carvalho, G. ., Albuquerque Azevedo, L. ., Vieira Muniz, A. M., & Noberto de Queiroz, E. A. . (2022). TRILHAS URBANAS VIRTUAIS E OS DESAFIOS DO USO DE TDICS NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E AMBIENTAL DO BAIRRO MUCURIPE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 15(2), 83–98. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/503

Edição

Seção

EXPERIENCIAS PEDAGÓGICAS