O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E O USO DAS MÍDIAS IMPRESSAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Mots-clés :
Estágio Curricular; Formação de Professores; Mídias impressas., Curricular Internship; Teacher training; Printed media, Pasantía Curricular; Formación de profesores; Medios impresos.Résumé
A importância do Estágio Curricular para o aluno da licenciatura, de acordo com Pimenta e Lima (2009), reside em propiciar a aproximação à realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará. No estágio se criam as condições de exercício profissional reflexivo e se adquirem aprendizados sobre a prática de ensino, a ação docente e, de modo especial, é promovida a reflexão sobre o ensinar-aprender Geografia. Dentre os objetivos da experiência com o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, realizado no semestre 2012.2, no curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, destacam-se: planejar aulas para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, com o uso das mídias impressas para promover a alfabetização geográfica de acordo com a proposta para esta fase; e contribuir para a formação de professores críticos e reflexivos. Assim, procura-se inovar nas práticas de ensino, criando situações-problema para os temas geográficos. Foram realizadas discussões de textos na universidade, visitas à escola para observar o ensino-aprendizagem, bem como a fim de analisar os recursos didáticos, o espaço físico, a estrutura pedagógica e administrativa e, ainda, proceder à regência. A prática de ensino aconteceu mediante o planejamento de três atividades em sala de aula: 1) o jornal; 2) as crônicas; e 3) as tirinhas e charges. Essa atividade foi fundamental para o professor em formação, porquanto, pelo fato de haver sido a primeira experiência de regência em sala, contribuiu para refletir sobre a possibilidade de utilização, no local, de recursos didáticos de fácil acesso e baixo custo.Téléchargements
Références
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