EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA :POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EEM MARIA MARINA SOARES, GUARACIABA DO NORTE – CE
Mots-clés :
Ensino de Geografia. Estudo Remoto. Metodologias. Desafios. Possibilidades.Résumé
O presente trabalho é um estudo acerca do ensino de Geografia no contexto da pandemia do novo coronavírus, visto que a educação viu-se impelida a passar por uma inesperada mudança estrutural. Trata-se de relato da experiência de virtualização do ensino presencial, uma realidade adotada emergencialmente no campo de estudo eleito para esta pesquisa, a Escola de Ensino Médio Maria Marina Soares, localizada no município de Guaraciaba do Norte, pertencente à rede estadual cearense de educação. Deste modo, o objetivo é compreender os principais desafios, mas também as possibilidades de ensinar e aprender Geografia na instituição escolar supracitada, diante da necessidade de um ensino remoto/virtual. O processo metodológico consistiu em revisão bibliográfica de temáticas pertinentes à pesquisa, levantamento dos recursos didáticos/digitais usados no percurso das aulas remotas, e entrevista com educadores e estudantes acerca de suas percepções sobre a experiência no ensino remoto. Assim, apreende-se que a experiência de ensino remoto verificada na EEM Maria Marina Soares insere os docentes de Geografia em um momento de adaptação não somente ao uso de tecnologias e uma nova rotina pedagógica, mas também no que se refere à seleção de conteúdo, materiais, metodologias e processos avaliativos, além da reflexão sobre seu papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem e do próprio papel da ciência geográfica diante da emergência de um agente que trouxe consigo mudanças expressivas ao trabalho docente: as tecnologias digitais.Téléchargements
Références
ANDRADE, M. C. Geografia: ciência da Sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1978.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em: 15 out. 2020.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC versão final. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.
CASTROGIOVANNI, A. C. Os movimentos a necessária inquietude do saber geográfico – novos desafios. In: CASTROGIOVANNI, A. C; TONINI, I. M; KAERCHER, N. A. (Org.). Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre – Compasso Lugar Cultura, 2013. 320 p.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção do conhecimento. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2005.
FALCÃO SOBRINHO, J; COSTA FALCÃO, C. L. Geografia Física: a natureza na pesquisa e no ensino. Rio de Janeiro: TMAISOITO, 2008. 86 p.
LACOSTE, Y. A geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. 19ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 16ª ed. São Paulo: Hucitec, 1998.
MORAN, J. M. A educação que desejamos – novos desafios e como chegar lá. 4 ed.Campinas: Papirus, 2009.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na Era Digital – entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011, 352 p.
PPP. Projeto Político Pedagógico. EEM Maria Marina Soares. 2020.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SCHÄFFER, N. O; KAERCHER, N. A. Leituras, escritas e falas para que a docência em Geografia faça diferença para nossos alunos. In: Ler e escrever: compromisso no ensino médio. PEREIRA, N. M. et al. (Org.). Porto Alegre: Editora da UFRGS e NIUE/UFRGS, 2008.
SOUZA, A. A. N.; SCHNEIDER, H. N. Tecnologias Digitais na Formação Inicial Docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais. ETD Campinas-SP, vol. 18, n.2, p. 418-436, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305037148/download. Acesso em: 19 out. 2020.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade – mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
STÜRMER, A. B. As TIC’s nas escolas e os desafios no ensino de Geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, dez. 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.