A AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PI
Mots-clés :
Aula de campo, Educação ambiental, Práticas pedagógicas.Résumé
O ensino de Geografia, considerando os desafios de práxis pedagógica, necessita de práticas que facilitem o aprendizado dos alunos. A aula de campo, coloca-se como estratégia no ensino de geografia, pois possui um papel na sensibilização da sociedade, visto que permite que o aluno, através da observação das diversas paisagens que compõe o espaço geográfico e suas relações e contradições, possa refletir sobre os problemas que o próprio homem traz à natureza, contribuindo para a aproximação com a realidade dos alunos. Assim, esse trabalho visa discutir a importância dessa estratégia pedagógica de ensino na identificação de problemas ambientais com alunos do 6º ano de uma escola pública de Teresina/PI. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica; observação da margem do rio Poty, localizado próximo a escola, questionário realizado em campo e apresentação e discussão dos resultados em sala de aula. Durante a aula de campo, os alunos através de uma análise mais crítica de um espaço já conhecido, puderam entender as questões ambientais da relação comunidade–Rio. Ainda no campo, os alunos observaram que margem do rio estava muito poluída, com a presença de resíduos que cotidianamente são usados em suas casas. Observou-se que a aula de campo mostrou-se como uma ótima ferramenta para o ensino de geografia, pois proporcionou um olhar mais abrangente de alguns problemas ambientais do espaço de vivência dos alunos, favorecendo o aprendizado de conteúdos de geografia e sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.Téléchargements
Références
ALEXANDRE, Bruno Henrique Gomes; AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Ensino de Geografia: a teoria e a prática da intervenção pedagógica desenvolvida no pde. Cadernos PDE, Paraná, v. 1, p. 01-19. 2013.
CALIXTO, Andreia Pereira; CAMPOS, Janaína Moraes de; NASCIMENTO, Érica Nayara Santana do; VALERIANA, Jandira. Educação ambiental na prática do ensino de geografia na escola estadual ana maria das graças de souza noronha em cáceres/mt. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, Vitoria, Espirito Santo. Anais.... 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. 2010.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012 – (Coleção ideias em ação / coordenadora Anna Maria Pessoa de Carvalho). 161 p.
CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves. A aula de campo em geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Revista Geografia. Londrina, v.20, n. 2, p. 099-114, maio/ago. 2011.
FALCÃO, Wagner Scopel; PEREIRA, Thiago Barcelos. A aula de campo na formação crítico/cidadã do aluno: uma alternativa para o ensino de geografia. X Encontro Nacional De Praticas Em ensino De Geografia, 2009. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT4/tc4%20(2).pdf Acesso em: 20 jan.2018.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: Questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 45 – 144.
OLIVEIRA, Washington Candido. A contribuição da Geografia para a Educação Ambiental: A relação entre a sociedade e a natureza no Distrito Federal, 120 p. Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília, 2007.
SILVA, André Felipe; JÚNIOR, Rogério José de Oliveira. Aula de campo como prática de ensino – aprendizagem: sua importância para o ensino da geografia. In: XVIII Encontro nacional de Geógrafos, São Luís, Anais.... 2016.
SILVA, Juliana Ribeiro da; SILVA, Mírian Belarmindo da; VAREJÃO, José Leonídio. Os (des) caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia.
Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 12, n. 3, p. 187-197, set./dez. 2010.
VIRGENS, Rute Almeida. A educação ambiental no ambiente escolar. 2011. Trabalho de trabalho de conclusão (Licenciatura em Biologia a distancia) – Universidade de Brasília-UNB, Luziânia, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.