UMA ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

Auteurs

  • Luzinete Chagas, Adriana Campani

Résumé

No presente trabalho expomos uma análise do estágio supervisionado na formação do pedagogo no Curso de Pedagogia da UVA. O objetivo é entender a articulação doestágio com as demais disciplinas no Curso e relacionar essa articulação com acompreensão que os alunos do 8º período de 2007.2 tem sobre o exercício da pratica profissional durante a sua formação. Concebemos o estágio supervisionado uma etapa importante na formação profissional do docente, pois é nele que o desafio de articulação dos saberes teóricos e práticos ocorre de forma mais efetiva. Neste trabalho, enfatizamos a formação do professor reflexivo, na visão de alguns autores e, também, analisamos a visão dos alunos sobre o estágio supervisionado no Curso de Pedagogia da UVA. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CAMPOS, Maria de Lourdes. Estágio e (re) significação da formação do pedagogo.

In:OLINDA, Ercília Braga de, FERNANDES, Dorgival Gonçalves (orgs). Prática e

aprendizagens docentes. Fortaleza: UFC, 2007

BRASIL, Parecer CNE/CP Nº 5/2005, aprovado em 13/12/2005. Diretrizes

Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. CP – Conselho Pleno.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia e pedagogos e formação de professores. Campinas,

SP: Papirus, 1996

PAIVA, Edil V. de A formação do professor crítico-reflexivo. In: PAIVA, Edil V. de.

(org). Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003

PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e construção da

identidade profissional. In: Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004

_______________. Estágio: diferentes concepções. In: Estágio e docência. São Paulo:

Cortez, 2004

PIMENTA, Selma Garrido (org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas.

São Paulo: Cortez, 2002

PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil –

gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002

XAVIER, Maria Elizabete et la. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo:

FTD, 1994

Téléchargements

Publiée

2018-05-24

Comment citer

Adriana Campani, L. C. (2018). UMA ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(2). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/38