UMA ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO
Abstract
No presente trabalho expomos uma análise do estágio supervisionado na formação do pedagogo no Curso de Pedagogia da UVA. O objetivo é entender a articulação doestágio com as demais disciplinas no Curso e relacionar essa articulação com acompreensão que os alunos do 8º período de 2007.2 tem sobre o exercício da pratica profissional durante a sua formação. Concebemos o estágio supervisionado uma etapa importante na formação profissional do docente, pois é nele que o desafio de articulação dos saberes teóricos e práticos ocorre de forma mais efetiva. Neste trabalho, enfatizamos a formação do professor reflexivo, na visão de alguns autores e, também, analisamos a visão dos alunos sobre o estágio supervisionado no Curso de Pedagogia da UVA.Downloads
References
CAMPOS, Maria de Lourdes. Estágio e (re) significação da formação do pedagogo.
In:OLINDA, Ercília Braga de, FERNANDES, Dorgival Gonçalves (orgs). Prática e
aprendizagens docentes. Fortaleza: UFC, 2007
BRASIL, Parecer CNE/CP Nº 5/2005, aprovado em 13/12/2005. Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. CP – Conselho Pleno.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia e pedagogos e formação de professores. Campinas,
SP: Papirus, 1996
PAIVA, Edil V. de A formação do professor crítico-reflexivo. In: PAIVA, Edil V. de.
(org). Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e construção da
identidade profissional. In: Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004
_______________. Estágio: diferentes concepções. In: Estágio e docência. São Paulo:
Cortez, 2004
PIMENTA, Selma Garrido (org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas.
São Paulo: Cortez, 2002
PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil –
gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002
XAVIER, Maria Elizabete et la. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo:
FTD, 1994
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.