EDUCAÇÃO, CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLAR
Résumé
O objetivo deste artigo e discutir a relação entre cinema e ensino de geografia. As mudanças quevem ocorrendo mundo afora, exigem da escola, a adoção de metodologias criativas em sala deaula, a fim de possibilitar ao aluno, uma compreensão critica desses acontecimentos. Através dabibliografia existente sobre o tema e uma oficina pedagógica, busca-se entender aqui a relaçãoexistente entre os dois.Téléchargements
Références
A ILHA. Direção de Alê Camargo. Brasília/DF: Escola de Audiovisual de Brasília,
Vídeo. Disponível em: < http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_ilha8942 >.
Acesso em: 12 ago. 2013.
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. Escola e televisão. In. PONTUSCHKA,
Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (Org.). Geografia em Perspectiva:
ensino e pesquisa. 3. Ed. – 1o reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009, p. 343-352.
BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e Cinema: em busca de aproximações e do
inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org.). A geografia na sala de aula. São
Paulo: Contexto, 2008, p. 109-133.
CAMPOS, Rui Ribeiro de. Cinema, Geografia e Sala de Aula: estudos geográficos.
Rio Claro, 4(1): 1-22, Junho - 2006 (ISSN 1678-698X). Disponível em:
www.rc.unesp.br/igce/grad/geografia/revista.htm >. Acesso em: 26 jan. 2015.
CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na
perspectiva da escola nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educação Social.
Campinas, v. 31, n. 111, p. 605-624, abr/jun. 2010 605. Disponível em:
http://www.cedes.unicamp.br >. Acesso em: 12 jan. 2015.
GONÇALVES, Claudio Ubiratan; FERNANDES, Glauco Vieira. Imaginário
geográfico do São Francisco no filme, “Na veia do rio, do sertão a foz do baixo São
Francisco”. In. MACIEL, Caio Augusto Amorim (Org.). Entre Geografia e Geosofia:
Abordagens Culturais do Espaço. Recife. Ed. Universitária da UFPE, 2009, p. 231-247.
KARNAL, Leandro. Conversas com Um Jovem Professor. São Paulo: Contexto,
MAIA FILHO, Pedro Paulo Pinto. Paisagens em movimento: ensaio sobre as análises
do cinema pela geografia. In. MACIEL, Caio Augusto Amorim. (Org.). Entre
Geografia e Geosofia: abordagens culturais do espaço. Recife. Ed. Universitária da
UFPE, 2009, p. 191-213.
NEVES, Alexandre Aldo. Geografias de cinema: do espaço geográfico ao espaço
fílmico. Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, p. 133-156 , 1o semestre de 2010.
Disponível
em:
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/entre-
lugar/article/viewFile/617/412 >. Acesso em: 23 jan. 2015.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de geografia na realidade
brasileira. In: ________. Para Onde Vai o Ensino de Geografia? – 8 ed., 2a reimpressão
– São Paulo: Contexto, 2003. (Coleção: Repensando o Ensino), p. 135-144.
OLIVEIRA FILHO, Vicente Henrique. As novas tecnologias e a mediação do
processo ensino-aprendizagem. In: X Simpósio de Produção Científica, IX Seminário
de
Iniciação
Científica.
,
Teresina.
Disponível
em:
<http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.17/GT_17_0
_2010.PDF >. Acesso em: 18 jan. 2015.
PILETTI, Nelson. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 1997.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iida; CACETE, Nuria Hanglei.
Para Aprender e Ensinar Geografia. 1o Ed. – São Paulo: Cortez, 2007. – (Coleção:
Docência Em Formação). Serie Ensino Fundamental.
QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. A Geografia Vai ao Cinema. Vol. XIX, no 21
n./jun. p. 61-70.
SAUER, Carl Ortwin. A educação de um geógrafo. GEOgraphia – Ano. II – N. 4 –
Disponível
em:
http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/47/45 >. Acesso
em: 18 jun. 2014.
SILVA, Ana Paula da. O embate entre a pedagogia tradicional e a educação nova:
políticas e práticas educacionais na escola primária catarinense (1911-1945). 2012.
IX AnpedSul – Seminário de pesquisa em educação da região Sul. Disponível em:
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1259/
>. Acesso em: 18 jan. 2015.
SOUZA, José Arilson Xavier de; ASSIS, Lenilton Francisco de; LIMA, Luzirene
Vituriano. O cinema no âmbito escolar geográfico. In: DINIZ, Aldiva Sales;
OLIVEIRA, Marize Luciano Vital Monteiro de; ARAÚJO; Sergiano de Lima. (Org.).
Propostas metodológicas para aprender e ensinar geografia. 1oed. Fortaleza:
Expressão Gráfica, 2013, v., p. 32-49.
SOUSA NETO, Manuel Fernandes de. O ofício, a oficina e a profissão: reflexões
sobre o lugar social do professor. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 249-
, maio/ago. 2005. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br >. Acesso em: 12
set. 2013.
____________. A ágora e o agora. As Transformações no Mundo da Educação:
geografia, ensino e responsabilidade social. Associação dos Geógrafos Brasileiros.
Terra Livre, São Paulo - No 14. Jan-Jul/1999, p. 08-20.
TOMITA, Luzia Mitiko Saito. O saber e o sabor no ensino de Geografia. In:
ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; TSUKAMOTO,
Ruth Yoko. (Org.). Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina - PR:
Edições Humanidades, 2006, v. III p. 29-47.
VESENTINI, José William. Para uma Geografia Crítica na Escola. Editora do Autor.
São Paulo, 2008, 107p.
____________. Ensino de geografia e luta de classes. In: OLIVEIRA; Ariovaldo
Umbelino de. (Org.). Para Onde Vai o Ensino de Geografia? – 8 ed., 2a reimpressão
– São Paulo: Contexto, 2003. (Coleção: Repensando o Ensino) p. 18-22.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.