EDUCAÇÃO, CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLAR

Authors

  • Renato Cesar Aragão, Emilio Tarlis Mendes

Abstract

O objetivo deste artigo e discutir a relação entre cinema e ensino de geografia. As mudanças quevem ocorrendo mundo afora, exigem da escola, a adoção de metodologias criativas em sala deaula, a fim de possibilitar ao aluno, uma compreensão critica desses acontecimentos. Através dabibliografia existente sobre o tema e uma oficina pedagógica, busca-se entender aqui a relaçãoexistente entre os dois.

Downloads

Download data is not yet available.

References

A ILHA. Direção de Alê Camargo. Brasília/DF: Escola de Audiovisual de Brasília,

Vídeo. Disponível em: < http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_ilha8942 >.

Acesso em: 12 ago. 2013.

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. Escola e televisão. In. PONTUSCHKA,

Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (Org.). Geografia em Perspectiva:

ensino e pesquisa. 3. Ed. – 1o reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009, p. 343-352.

BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e Cinema: em busca de aproximações e do

inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org.). A geografia na sala de aula. São

Paulo: Contexto, 2008, p. 109-133.

CAMPOS, Rui Ribeiro de. Cinema, Geografia e Sala de Aula: estudos geográficos.

Rio Claro, 4(1): 1-22, Junho - 2006 (ISSN 1678-698X). Disponível em:

www.rc.unesp.br/igce/grad/geografia/revista.htm >. Acesso em: 26 jan. 2015.

CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na

perspectiva da escola nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educação Social.

Campinas, v. 31, n. 111, p. 605-624, abr/jun. 2010 605. Disponível em:

http://www.cedes.unicamp.br >. Acesso em: 12 jan. 2015.

GONÇALVES, Claudio Ubiratan; FERNANDES, Glauco Vieira. Imaginário

geográfico do São Francisco no filme, “Na veia do rio, do sertão a foz do baixo São

Francisco”. In. MACIEL, Caio Augusto Amorim (Org.). Entre Geografia e Geosofia:

Abordagens Culturais do Espaço. Recife. Ed. Universitária da UFPE, 2009, p. 231-247.

KARNAL, Leandro. Conversas com Um Jovem Professor. São Paulo: Contexto,

MAIA FILHO, Pedro Paulo Pinto. Paisagens em movimento: ensaio sobre as análises

do cinema pela geografia. In. MACIEL, Caio Augusto Amorim. (Org.). Entre

Geografia e Geosofia: abordagens culturais do espaço. Recife. Ed. Universitária da

UFPE, 2009, p. 191-213.

NEVES, Alexandre Aldo. Geografias de cinema: do espaço geográfico ao espaço

fílmico. Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 1, n. 1, p. 133-156 , 1o semestre de 2010.

Disponível

em:

http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/entre-

lugar/article/viewFile/617/412 >. Acesso em: 23 jan. 2015.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Educação e ensino de geografia na realidade

brasileira. In: ________. Para Onde Vai o Ensino de Geografia? – 8 ed., 2a reimpressão

– São Paulo: Contexto, 2003. (Coleção: Repensando o Ensino), p. 135-144.

OLIVEIRA FILHO, Vicente Henrique. As novas tecnologias e a mediação do

processo ensino-aprendizagem. In: X Simpósio de Produção Científica, IX Seminário

de

Iniciação

Científica.

,

Teresina.

Disponível

em:

<http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.17/GT_17_0

_2010.PDF >. Acesso em: 18 jan. 2015.

PILETTI, Nelson. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 1997.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iida; CACETE, Nuria Hanglei.

Para Aprender e Ensinar Geografia. 1o Ed. – São Paulo: Cortez, 2007. – (Coleção:

Docência Em Formação). Serie Ensino Fundamental.

QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. A Geografia Vai ao Cinema. Vol. XIX, no 21

n./jun. p. 61-70.

SAUER, Carl Ortwin. A educação de um geógrafo. GEOgraphia – Ano. II – N. 4 –

Disponível

em:

http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/47/45 >. Acesso

em: 18 jun. 2014.

SILVA, Ana Paula da. O embate entre a pedagogia tradicional e a educação nova:

políticas e práticas educacionais na escola primária catarinense (1911-1945). 2012.

IX AnpedSul – Seminário de pesquisa em educação da região Sul. Disponível em:

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1259/

>. Acesso em: 18 jan. 2015.

SOUZA, José Arilson Xavier de; ASSIS, Lenilton Francisco de; LIMA, Luzirene

Vituriano. O cinema no âmbito escolar geográfico. In: DINIZ, Aldiva Sales;

OLIVEIRA, Marize Luciano Vital Monteiro de; ARAÚJO; Sergiano de Lima. (Org.).

Propostas metodológicas para aprender e ensinar geografia. 1oed. Fortaleza:

Expressão Gráfica, 2013, v., p. 32-49.

SOUSA NETO, Manuel Fernandes de. O ofício, a oficina e a profissão: reflexões

sobre o lugar social do professor. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 249-

, maio/ago. 2005. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br >. Acesso em: 12

set. 2013.

____________. A ágora e o agora. As Transformações no Mundo da Educação:

geografia, ensino e responsabilidade social. Associação dos Geógrafos Brasileiros.

Terra Livre, São Paulo - No 14. Jan-Jul/1999, p. 08-20.

TOMITA, Luzia Mitiko Saito. O saber e o sabor no ensino de Geografia. In:

ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; TSUKAMOTO,

Ruth Yoko. (Org.). Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina - PR:

Edições Humanidades, 2006, v. III p. 29-47.

VESENTINI, José William. Para uma Geografia Crítica na Escola. Editora do Autor.

São Paulo, 2008, 107p.

____________. Ensino de geografia e luta de classes. In: OLIVEIRA; Ariovaldo

Umbelino de. (Org.). Para Onde Vai o Ensino de Geografia? – 8 ed., 2a reimpressão

– São Paulo: Contexto, 2003. (Coleção: Repensando o Ensino) p. 18-22.

How to Cite

Emilio Tarlis Mendes, R. C. A. (2018). EDUCAÇÃO, CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 9(1). Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/166