ENSINO DE SOLOS NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR
Résumé
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o conhecimento de alunos do ensinofundamental acerca do meio ambiente e do solo, para a partir dele elaborar uma proposta de educaçãoem solos. Para materializar este conhecimento, foram aplicados questionários com questõesdiscursivas, e, posteriormente, as respostas foram agrupadas em categorias de respostas. Estaproposta foi desenvolvida a partir do conceito do tema gerador de Paulo Freire, em que se faz precípuoo conhecimento que o aluno traz consigo para se trabalhar uma abordagem diferenciada de umdeterminado assunto, de maneira a facilitar o aprendizado do mesmo. O trabalho foi conduzidoColégio Estadual La Salle, na cidade de Pato Branco, Paraná, com alunos dão 5o ano do ensinofundamental, no primeiro bimestre letivo de 2012. As crianças da amostra avaliada tem idade médiade 10,7 anos. As respostas apresentadas pelos estudantes demonstraram conexões com o ambiente emque estão inseridos e com ditos e discursos recursivos na mídia, mas pouca conexão com oconhecimento do solo em si e de suas funções. A partir desta realidade propõe-se uma forma deabordagem do tema solo que considere aqueles saberes já existentes, mas que agregue, de formaeficiente, novos saberes.Téléchargements
Références
AIOLFI, R. B.; HASSE, B.; BERNARDON, A.; GODOY, W. I. Trilha ecológica como um
recurso pedagógico à educação ambiental. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco,
v.6, n.1, 2011.
BELEM, R. P.; Souza, A. P.; FERNANDES, N. F. Análise da abordagem do solo no ensino
fudamental: situação e proposiçõesIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO
SOLO, 32. Fortaleza. Anais... Fortaleza: SBCS, 2009. CD-ROM.
BERNARDON, A.; MELLO, N.A.; BORTOLINI, C.E. Ensino de Solo numa trilha ecológica.
In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Curitiba, 4 a 6 de maio de 2011. Anais da II
Reunião Paranaense...Curitiba, PR. UFPR, 2001BRASIL – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB lei
394, de 20 de dezembro de 1996. 5a Edição, Câmara dos Deputados, Coordenação Edições
Câmara, Brasília, 2010.
CASTELLAR, S. (org.) Educação geográfica: teorias e práticas docentes. Editora Contexto,
São Paulo, 2005. REGO,T. C. Vigostsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.
Petrópolis, Vozes, 1997.
ESTRELA, A. Pedagogia, ciência da educação? Editora Porto, Portugal: 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador
ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o
meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 134.
LELIS, J. L. et. al. Discutindo solo na escola: construção de conceitos e valores ambientais.
Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, 2007. p. 559-562.
MARANDOLA JR, E.; TAKEDA, M. Pedagogia ambiental e pedagodia da complexidade: da
tríade à Educação Humanista. Geo Crítica / Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y
ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2004, vol. VIII, núm. 164.
Disponível em http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-164.htm.
MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; BEIRIGO, R. M.; OLIVEIRA, F. S.;
ALMEIDA, S.; CIRINO, F. O. Solo como tema motivador para a abordagem do meio
ambiente. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Ribeirão Preto. XXIX
Congresso Brasileiro de Ciência do Solo solos e alicerces da produção. Viçosa: SBCS, 2005.
______; SOBRINHO, F. de A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e
métodos. Revista Brasileira Ciência Solo, v.30, n.4, Viçosa, jul./ago. 2006
TORONI-REIS, M. R. de C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para
uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista
Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Editora UFPR.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.