ENSINO DE SOLOS NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR

Autores

  • Nilvania Aparecida de Mello, Angela Bernardon, Bruna Hasse

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o conhecimento de alunos do ensinofundamental acerca do meio ambiente e do solo, para a partir dele elaborar uma proposta de educaçãoem solos. Para materializar este conhecimento, foram aplicados questionários com questõesdiscursivas, e, posteriormente, as respostas foram agrupadas em categorias de respostas. Estaproposta foi desenvolvida a partir do conceito do tema gerador de Paulo Freire, em que se faz precípuoo conhecimento que o aluno traz consigo para se trabalhar uma abordagem diferenciada de umdeterminado assunto, de maneira a facilitar o aprendizado do mesmo. O trabalho foi conduzidoColégio Estadual La Salle, na cidade de Pato Branco, Paraná, com alunos dão 5o ano do ensinofundamental, no primeiro bimestre letivo de 2012. As crianças da amostra avaliada tem idade médiade 10,7 anos. As respostas apresentadas pelos estudantes demonstraram conexões com o ambiente emque estão inseridos e com ditos e discursos recursivos na mídia, mas pouca conexão com oconhecimento do solo em si e de suas funções. A partir desta realidade propõe-se uma forma deabordagem do tema solo que considere aqueles saberes já existentes, mas que agregue, de formaeficiente, novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIOLFI, R. B.; HASSE, B.; BERNARDON, A.; GODOY, W. I. Trilha ecológica como um

recurso pedagógico à educação ambiental. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco,

v.6, n.1, 2011.

BELEM, R. P.; Souza, A. P.; FERNANDES, N. F. Análise da abordagem do solo no ensino

fudamental: situação e proposiçõesIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO

SOLO, 32. Fortaleza. Anais... Fortaleza: SBCS, 2009. CD-ROM.

BERNARDON, A.; MELLO, N.A.; BORTOLINI, C.E. Ensino de Solo numa trilha ecológica.

In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Curitiba, 4 a 6 de maio de 2011. Anais da II

Reunião Paranaense...Curitiba, PR. UFPR, 2001BRASIL – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB lei

394, de 20 de dezembro de 1996. 5a Edição, Câmara dos Deputados, Coordenação Edições

Câmara, Brasília, 2010.

CASTELLAR, S. (org.) Educação geográfica: teorias e práticas docentes. Editora Contexto,

São Paulo, 2005. REGO,T. C. Vigostsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.

Petrópolis, Vozes, 1997.

ESTRELA, A. Pedagogia, ciência da educação? Editora Porto, Portugal: 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador

ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o

meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 134.

LELIS, J. L. et. al. Discutindo solo na escola: construção de conceitos e valores ambientais.

Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, 2007. p. 559-562.

MARANDOLA JR, E.; TAKEDA, M. Pedagogia ambiental e pedagodia da complexidade: da

tríade à Educação Humanista. Geo Crítica / Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y

ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2004, vol. VIII, núm. 164.

Disponível em http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-164.htm.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; BEIRIGO, R. M.; OLIVEIRA, F. S.;

ALMEIDA, S.; CIRINO, F. O. Solo como tema motivador para a abordagem do meio

ambiente. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Ribeirão Preto. XXIX

Congresso Brasileiro de Ciência do Solo solos e alicerces da produção. Viçosa: SBCS, 2005.

______; SOBRINHO, F. de A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e

métodos. Revista Brasileira Ciência Solo, v.30, n.4, Viçosa, jul./ago. 2006

TORONI-REIS, M. R. de C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para

uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista

Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Editora UFPR.

Downloads

Como Citar

Angela Bernardon, Bruna Hasse, N. A. de M. (2018). ENSINO DE SOLOS NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/128

Edição

Seção

ARTIGOS