O BIOMA CAATINGA NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ
Resumen
A Caatinga, bioma dominante no Nordeste brasileiro, é rica em biodiversidade e endemismos e bastante heterogênea, com várias utilidades e importância cultural. Apresentando clima semi-árido, possui chuvas irregulares e mal-distribuídas, sendo corriqueira as estiagens, vistas como secas, comumente associadas a condições sociais negativas. Avaliando o conhecimento e valores de estudantes concludentes do ensino médio na rede pública de Sobral (CE), acerca da Caatinga, este trabalho poderá servir de subsídio a programas de educação ambiental no município. Foram aplicados 334 questionários a alunos de seis escolas, onde a média geral das respostas foram analisadas e comparadas com a literatura científica a respeito do bioma. Os resultados mostraram a desvalorização do ambiente, intensamente relacionado a aspectos negativos, como baixa biodiversidade e problemas sociais. O escasso conhecimento da fauna e flora típicas, bem como de suas utilidades, mostra o nível inadequado de conhecimento sobre o bioma e a intensa responsabilização da natureza pelo estado de miséria da maioria dos nordestinos. Presume-se que as escolas não enfatizam suficientemente as características do principal ecossistema regional. Os resultados mostram a necessidade de atividades educacionais contextualizadas como forma de assegurar o interesse, resgate e divulgação do sconhecimentos sobre o bioma Caatinga, contribuindo na desmistificação de falsos conceitos.Descargas
Citas
BARROS, M. L. B. In: SILVA, J. M. C. et al. (Coord.). In: Biodiversidade da caatinga: áreas
e ações prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente:
Universidade Federal de Pernambuco, 2004.
BRANDÃO, C. R. F., YAMAMOTO, C. I. Invertebrados da Caatinga. In: SILVA, J. M. C. et
al. (Coord.). In: Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação.
Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco, 2004.p.
-140.
Caatinga. Disponível em: www.queimadasbahia.hpg.ig.com.br. Acesso em: 22 out. 2004.
Centro de Estudos Ornitológicos. Disponível em: www.ib.usp.br/ceo. Acesso em 27 dez.
Centro Nordestino de Informações sobre Plantas - Banco de Dados de Plantas do Nordeste.
Disponível em: www.cnip.org.br/bdpn. Acesso em 14 dez. 2004.GIULIETTI, A. M. et al. (Coord.) Vegetação: áreas e ações prioritárias para a conservação da
Caatinga. In: SILVA, J. M. C. et al. (Coord.). In: Biodiversidade da caatinga: áreas e ações
prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade
Federal de Pernambuco, 2004.p. 113-131.
KÜSTER, Ângela, MATTOS, Beatriz. Educação no Contexto do Semi-Árido Brasileiro.
Fortaleza, CE: Fundação Konrad Adenauer, 2004.
MAIA, Gerda Nickel. Caatinga: árvores e arbustos e suas utilidades. São Paulo: D&Z
Computação Gráfica e Editora, 2004.
OLIVIEIRA, J. A. Diversidade de mamíferos e o estabelecimento de áreas prioritárias para a
conservação do bioma Caatinga. In: SILVA, J. M. C. et al. (Coord.). In: Biodiversidade da
caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio
Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco, 2004.p. 263-282.
PACHECO, J. F. (Coord.) Aves: áreas e ações prioritárias para a conservação da Caatinga. In:
SILVA, J. M. C. et al. (Coord.). In: Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias
para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de
Pernambuco, 2004.p. 251-262.
ROSA, R. Diversidade e conservação de peixes da Caatinga. In: SILVA, J. M. C. et al.
(Coord.). In: Biodiversidade da caatinga: áreas e ações prioritárias para a conservação.
Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade Federal de Pernambuco, 2004.p.
-161.
SANTANA, Ana Cristina Almeida. Caatinga: esquecimento e riqueza. Disponível em:
www.planetaverde.org. Acesso em: 05 nov. 2004.
SILVA, J. M. C. T., M.; FONSECA, M. T. Biodiversidade da Caatinga: áreas e ações
prioritárias para a conservação. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente: Universidade
Federal de Pernambuco, 2004.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.