O BIOMA CAATINGA NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ

Authors

  • Carla Souza Araújo, José Falcão Sobrinho

Abstract

A Caatinga, bioma dominante no Nordeste brasileiro, é rica em biodiversidade e endemismos e bastante heterogênea, com várias utilidades e importância cultural. Apresentando clima semi-árido, possui chuvas irregulares e mal-distribuídas, sendo corriqueira as estiagens, vistas como secas, comumente associadas a condições sociais negativas. Avaliando o conhecimento e valores de estudantes concludentes do ensino médio na rede pública de Sobral (CE), acerca da Caatinga, este trabalho poderá servir de subsídio a programas de educação ambiental no município. Foram aplicados 334 questionários a alunos de seis escolas, onde a média geral das respostas foram analisadas e comparadas com a literatura científica a respeito do bioma. Os resultados mostraram a desvalorização do ambiente, intensamente relacionado a aspectos negativos, como baixa biodiversidade e problemas sociais. O escasso conhecimento da fauna e flora típicas, bem como de suas utilidades, mostra o nível inadequado de conhecimento sobre o bioma e a intensa responsabilização da natureza pelo estado de miséria da maioria dos nordestinos. Presume-se que as escolas não enfatizam suficientemente as características do principal ecossistema regional. Os resultados mostram a necessidade de atividades educacionais contextualizadas como forma de assegurar o interesse, resgate e divulgação do sconhecimentos sobre o bioma Caatinga, contribuindo na desmistificação de falsos conceitos.

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How to Cite

José Falcão Sobrinho, C. S. A. (2018). O BIOMA CAATINGA NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/54