FLORESTAN FERNANDES E OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: UM DIÁLOGO SOBRE OBJETO E MÉTODO DA CIÊNCIA SOCIAL
Resumen
Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o objeto e do método próprios da sociologia por meio de um diálogo entre seus formuladores clássicos e o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes. O exercício de colocar as concepções dos autores clássicos da sociologia em debate com Florestan Fernandes contribui no sentido de problematizar as influências da tradição fundacional da disciplina no pensamento de um autor marcante na formação e institucionalização do campo sociológico de investigação no Brasil. A análise do conteúdo da bibliografia localizada é o caminho metodológico do artigo. O trabalho assume a postura de não favorecer apartações radicais entre os autores distintos nas categorias clássicos e contemporâneos. Na verdade, este artigo revela a preferência por articular esses pensadores, buscando o caráter sintético e aproximativo de suas formulações. As conclusões apontam para o reconhecimento da complexa relação entre indivíduo e sociedade e da necessidade de articulação entre as metodologias disponíveis e, até mesmo, entre os demais campos do saber para o desvendamento racional e sistemático dos processos sociais.Palavras-chave: Florestan Fernandes, clássicos, sociologia, objeto, métodoDescargas
Citas
SANTOS, Boaventura Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2008.
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FERNANDES, Florestan. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada. São Paulo: Pioneira, 1976.
FERNANDES, Florestan. A Sociologia: objeto e principais problemas. In: IANNI, Octavio (org.). Florestan Fernandes: sociologia crítica e militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
LUXEMBURG, Rosa. A Acumulação do Capital: contribuição ao estudo econômico do imperialismo. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MARX, Karl. Contribuição para a Crítica da Economia Política. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
WEBER, Max. A Objetividade do Conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, G. (org.). Weber. 7 ª. São Paulo: Ática, p. 79-127, 2004. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 13).
WEBER, Max. Conceitos Sociológicos Fundamentais. In: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Editora UNB, p. 3-35, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à RHET o direito de primeira publicação, estando o manuscrito licenciado sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento, a distribuição e a adaptação do conteúdo, desde que sejam devidamente reconhecidas a autoria e a publicação original nesta revista.
- Os autores poderão firmar, separadamente, acordos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho, tais como depósito em repositórios institucionais, publicação em livros, capítulos ou outras coletâneas, desde que seja mencionada a publicação inicial na RHET.
- A revista incentiva a divulgação e circulação dos trabalhos publicados em ambientes acadêmicos e digitais, incluindo repositórios institucionais, páginas pessoais, redes acadêmicas e demais meios de acesso aberto, considerando que tais práticas contribuem para a ampliação da visibilidade, do impacto científico e das citações da produção publicada.
- Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo, pelas informações, pelas opiniões e pelas referências apresentadas nos manuscritos publicados.
- Os artigos submetidos deverão ser acompanhados de declaração de revisão linguística em língua portuguesa, assinada por profissional habilitado, bem como de declaração de tradução e revisão dos resumos e demais elementos em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), igualmente assinada pelos respectivos profissionais responsáveis.