ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UNIVERSIDADE NO CURSO DE GEOGRAFIA
Resumen
O presente artigo constitui-se de uma apresentação sobre o ensino de Geografia emminha formação, focalizando nas minhas experiências vivenciadas dentro dauniversidade, das atividades nas disciplinas de estágios supervisionados I, II, III e IV,desenvolvidos em diferentes escolas da cidade de Sobral e do Projeto de IntervençãoPedagógica, aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional Dom WalfridoTeixeira Vieira. Sendo possível. dessa forma. fazer um resumo dos anos vividos nauniversidade e descrever as experiências vividas, dando destaque a importância dosestágios. Os objetivos desse trabalho são complementares a formação do aluno,proporcionando uma experiência acadêmica profissional através das vivências no ensinoda Geografia e no ambiente escolar; sendo esse acontecimento o ápice da realização dosonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo de construção doconhecimento durante o meu período de formação e aprendizagem, com reflexões sobreo trabalho no cotidiano do professor, aluno e também a importância dos estágios naformação do licenciando. Possibilitando uma reflexão de todo o conhecimentoadquirido durante a graduação, fazendo assim uma retrospectiva dos principaismomentos vividos por mim dentro do curso de Geografia.Descargas
Citas
BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio
supervisionado para a formação de professores. Rio Grande do Sul 2012.
BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
geografia. Brasília: MEC.2001.
CACETE, Núria Hanglei. A Formação do professor de Geografia: uma questão
institucional. Artigo n.1/2, (24): 23-30, Goiás, 2004.CORRÊA, Roberto Lobato; CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa.
Espaço: Um conceito-chave da geografia. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5a
edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003.
COSTA, Roseli Araújo Barros; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Histórias de vidas de
professores: Apontamentos teóricos, Revista Espaço Acadêmico, n. 64, set.Minas
Gerais, 2006.
COSTA, Allyne Talícia Melo da Costa; DANTAS, Priscila Monick de Araújo Barbosa:
A Geografia como base da cidadania: A melhoria do processo de ensino através da
proposição de um projeto de intervenção. Artigo n 1/27, Rio Grande do Norte, 2010.
GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não formal, São Paulo, 2005.
LIMA, Maria Socorro Lucena; Reflexões Sobre O Estágio/ Prática De Ensino Na
Formação De Professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205,
jan./abr. 2008.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.
SOARES JÚNIOR, Francisco Cláudio. A produção histórica do ensino da Geografia
no Brasil. Rio Grande do Norte, 2006.
SILVA, Gilvanete Lopes; Memorias de uma educadora vitoriosa. 37 f. Memorial de
Formação ( Graduação), Instituto de educação Superior Presidente Kennedy, 2013.
TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O Papel das políticas públicas. Bahia, 2002.
VEIGA, Alessandro Lima Passos. Projeto de ação didática. p70, Papiros editora, São
Paulo, 2006.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.