ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UNIVERSIDADE NO CURSO DE GEOGRAFIA

Authors

  • Ana Darla Ricardo Cordeiro

Abstract

O presente artigo constitui-se de uma apresentação sobre o ensino de Geografia emminha formação, focalizando nas minhas experiências vivenciadas dentro dauniversidade, das atividades nas disciplinas de estágios supervisionados I, II, III e IV,desenvolvidos em diferentes escolas da cidade de Sobral e do Projeto de IntervençãoPedagógica, aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional Dom WalfridoTeixeira Vieira. Sendo possível. dessa forma. fazer um resumo dos anos vividos nauniversidade e descrever as experiências vividas, dando destaque a importância dosestágios. Os objetivos desse trabalho são complementares a formação do aluno,proporcionando uma experiência acadêmica profissional através das vivências no ensinoda Geografia e no ambiente escolar; sendo esse acontecimento o ápice da realização dosonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo de construção doconhecimento durante o meu período de formação e aprendizagem, com reflexões sobreo trabalho no cotidiano do professor, aluno e também a importância dos estágios naformação do licenciando. Possibilitando uma reflexão de todo o conhecimentoadquirido durante a graduação, fazendo assim uma retrospectiva dos principaismomentos vividos por mim dentro do curso de Geografia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio

supervisionado para a formação de professores. Rio Grande do Sul 2012.

BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

geografia. Brasília: MEC.2001.

CACETE, Núria Hanglei. A Formação do professor de Geografia: uma questão

institucional. Artigo n.1/2, (24): 23-30, Goiás, 2004.CORRÊA, Roberto Lobato; CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César da Costa.

Espaço: Um conceito-chave da geografia. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. 5a

edição. Bertrand: Rio de Janeiro, 2003.

COSTA, Roseli Araújo Barros; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Histórias de vidas de

professores: Apontamentos teóricos, Revista Espaço Acadêmico, n. 64, set.Minas

Gerais, 2006.

COSTA, Allyne Talícia Melo da Costa; DANTAS, Priscila Monick de Araújo Barbosa:

A Geografia como base da cidadania: A melhoria do processo de ensino através da

proposição de um projeto de intervenção. Artigo n 1/27, Rio Grande do Norte, 2010.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não formal, São Paulo, 2005.

LIMA, Maria Socorro Lucena; Reflexões Sobre O Estágio/ Prática De Ensino Na

Formação De Professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205,

jan./abr. 2008.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

SOARES JÚNIOR, Francisco Cláudio. A produção histórica do ensino da Geografia

no Brasil. Rio Grande do Norte, 2006.

SILVA, Gilvanete Lopes; Memorias de uma educadora vitoriosa. 37 f. Memorial de

Formação ( Graduação), Instituto de educação Superior Presidente Kennedy, 2013.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O Papel das políticas públicas. Bahia, 2002.

VEIGA, Alessandro Lima Passos. Projeto de ação didática. p70, Papiros editora, São

Paulo, 2006.

How to Cite

Cordeiro, A. D. R. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA UNIVERSIDADE NO CURSO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 10(2). Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/182