EXEMPLO DE ROTEIRO DE PESQUISA DE CAMPO PARA ATERRO SANITÁRIO

Autores

  • Sonia Maria Vanzella, Julio César Epifânio, Fábio Arantes

Resumo

A evolução global do aluno passa pelo desenvolvimento de atividades ligadas à educação nãoformal e em instituições que não estejam vinculadas com o local de trabalho do professor. Nestecontexto, um aterro sanitário pode ajudar nos trabalhos de campo como meio de cooperação e reforço,auxiliando no processo de aprendizagem e ensino. A relevância interdisciplinar do tema, queestabelece relações de ordem social, econômica, política e ambiental, faz com o professor possatrabalhar uma aula de Geografia visando estimular o aluno a desenvolver pesquisas baseadas naresolução de problemas. Dependendo dos objetivos do professor, de seu planejamento, do currículoprescrito e das necessidades de seus alunos, diversas noções cartográficas, atitudes e procedimentospodem ser adotados em um trabalho de campo. As etapas a serem estudadas no aterro sanitário passampela disposição do lixo na área reservada, pelo espalhamento dos resíduos sobre o solo, compactadocom trator, pela cobertura de argila e pela observação dos componentes do empreendimento, como asmantas de polietileno, os reservatórios de chorume e as chaminés de queima dos gases. Neste artigo, éapresentado um roteiro de Trabalho Campo para exemplificar uma atividade de educação não formalpara o ensino de geografia física na Educação Básica.

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Como Citar

Epifânio, Fábio Arantes, S. M. V. J. C. (2018). EXEMPLO DE ROTEIRO DE PESQUISA DE CAMPO PARA ATERRO SANITÁRIO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/122

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ARTIGOS