PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Authors

Keywords:

Geografia escolar, Prática Docente, Protagonismo dos estudantes

Abstract

O ensino fundamental ocupa um espaço essencial na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel no mundo. O ensino de Geografia oportuniza ainda conectar o aluno com as dinâmicas sociais, culturais e ambientais que os cercam. Essa pesquisa tem como objetivos discorrer sobre a importância do professor pesquisador no ensino fundamental e seus significados no ensino de Geografia, como também analisar metodologias ativas que incentivam a pesquisa e a investigação na sala de aula, abrindo as portas para o desenvolvimento de práticas científicas na escola e no cotidiano, interagindo com outras disciplinas e fortalecendo atividade do professor pesquisador no chão da escola. Desta forma este artigo visa explorar a atuação do professor pesquisador no ensino fundamental, com foco nas turmas de 9º ano, propondo práticas pedagógicas de pesquisa para estimular a reflexão e a participação ativa dos alunos. A pesquisa em questão foi realizada em uma instituição de Ensino Fundamental sob a jurisdição do Estado de Pernambuco, na cidade de Salgueiro. A metodologia sendo composta por uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo na escola, observação direta da prática pedagógica, formação para os docentes e questionário aplicado aos discentes, via google forms. Os resultados identificaram práticas mais eficazes do ensino e aprendizagem, potencial de construção de perfil de um professor pesquisador, contribuindo para a formação de alunos críticos e engajados.

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Published

2024-12-26

How to Cite

Pereira, C. A. dos S., & Holanda, V. C. C. de. (2024). PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(18), 50–65. Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/585