A GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: REFLEXÃO E AÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
A discussão proposta pretende relatar um pouco do trabalho realizado no estágio do Curso de Geografia e destacar a experiência trabalhada no terceiro ano do ensino fundamental I e no primeiro científico do ensino médio nas escolas das redes públicas: estadual e municipal. Assim como, mostrar sua importância para a formação do professor enquanto pesquisador. Desta forma, procurou-se refletir sobre sua ação e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem em geografia, atentando para a importância da disciplina, considerando que esta, deve contribuir para a formação do aluno cidadão, numa perspectiva tanto pedagógica, como geográfica. A discussão proposta relata um pouco dos projetos desenvolvidos para alunos do ensino fundamental e médio durante o estágio em forma de minicurso. È importante, destacar que o minicurso é uma ação intencionalizada, uma forma de pensar um conteúdo proposto pela escola, sem com isso, tenha que obedecer aos programas definidos no livro didático. Na verdade, todo o trabalho do projeto de estágio é definido a partir da escola, ou seja, da necessidade de ampliar uma determinada temática sugerida pelos professores da disciplina de geografia ou áreas afins. Este procedimento possibilitou que o conteúdo do estágio deixasse de ser algo imposto pelo livro didático adotado pela escola para ser uma ação intencionalizada, pensada e planejada com base na realidade local.Downloads
References
ALMEIDA, R. D. et ali. O espaço geográfico. Ensino e representação. São Paulo. Ed.
Contexto, 1989.
CAVALCANTI, Lana. Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. São
Paulo. Ed. Papirus, 1998.
________ Geografia e praticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002
CASTELLAR, S. M.V. Alfabetização em geografia. São Paulo. Ed. Unijuí. 2000.
________. Geografia, 5a. Serie: historiam da cartografia, localização e orientação
da paisagem: formação e transformação. São Paulo: Quinteto editorial, 2001.
HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA. Disponível em: www.super.abril.com.br acesso em
abr. 2008.
KOZEL, Salete. Didática de geografia: memórias da terra: o espaço vivido. SP.
FTD, 1996.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. A hora da prática. Reflexões sobre o estágio
supervisionado e a ação docente. 2a. Ed. Fortaleza: edições Demócrito Rocha, 2001.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia e ensino: os parâmetros curriculares
nacionais em discussão. In: CARLOS, A . F A , OLIVEIRA, A . U. (org) Reformas no
mundo da educação, parâmetros curriculares e geografia. São Paulo. Contexto, 1999.PIAGET, Jean. Seis estudos em psicologia. 21a. Ed. Forense, Rio de Janeiro, 1995
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo:
Cortez, 2007
SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. 2a. Ed. SP.
Hucitec, 1997
TONINI, I. M. Identidades capturadas. Povos e culturas no livro didático de geografia.
Porto
Alegre.
(tese
de
doutorado).
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.