ASPECTOS DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO DISTRITO DE PARACUÁ, URUOCA (CE)
Abstract
This article aims to show reality and analyze how the quality of learning in Geography of students in the district of Paracuá occurs, located in the municipality of Uruoca (CE). The students move for 36 kilometers to the Olímpio Sampaio da Silva High School, at the city's headquarters, facing one hour journey per stretch (round trip). Because of this many are harmed in school, because they are exhausted to carry out activities and are most often harmed due to mechanical problems in transportation. The construction of the theoretical basis of the research, a bibliographic survey was carried out, such as Vlach (1990), Lacoste (1993), Lebanese (1985), Arruda (1986), Masseto (1994), among others and with field activities based on the application of questionnaires with the research subjects: Students, Professor of Geography, school principal and Secretary of Education of the municipality. The questionnaires showed that students do not understand that daily commuting and that the measures taken by the school in an attempt to compensate for classes lost by the lack of school transport are not satisfactory, the secretary of education says that the municipality has awareness of this reality and seeks alternatives to minimize the problem, however it is not enough. Through this research, it was possible to realize that students have to look even more at the school day so that they can ensure learning in Geography.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia do Transporte Escolar. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/131-transporte-escolar?download=6897:guia-do-transporte-escolar>. Acesso em: 07/04/ 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília- DF: Ministério da Educação,p.43-61, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino. Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Terra Livre. São Paulo. 2001. p. 133-152.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 2010.
E.E.M. Olímpio Sampaio Da Silva. Histórico da E. E. M Olímpio Sampaio da Silva. Disponível em: <http://escolaolimpiosampaio.blogspot.com/>. Acesso em 03/08/2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Governo Municipal de Uruoca. Educação: suspensão das aulas em todas as escolas municipais. Disponível em: <https://governodeuruoca.blogspot.com/2019/04/educacao-suspensao-das-aulas-em-todas.html?m=1&fbclid=IwAR0oCzbEaxhjEp0nCHoLX6riJ4GxjVqcto65voFu02j_0Ht15XQ-jXUApZ4>. Acesso em: 05/04/2019.
IBGE. CIDADES. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/uruoca/panorama > Acesso em: 02/03/2019.
KAERCHER, Nestor André. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. In: CASTROGIOVANNI, A, C. et al. (Orgs.) Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, Seção porto Alegre, 2003.
LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. – 3ª. Ed.-Campinas, SP: Papirus, 1993. P. 121-151.
LIBÂNEO, J. C. Docência universitária: formação do pensamento teórico-científico e atuação nos motivos dos alunos. In: D’ÁVILA, C. (Org.). Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba: CRV, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 9ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 1994.
MELO, Alessandro de; URBANETZ. S. Terezinha. Fundamentos de didática. Curitiba: Ibpex, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985, p. 19-44.
MASSETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1994.
MOREIRA, Camila F. Existe distância mínima para uso do transporte escolar público? Disponível em: < https://cmoreira2.jusbrasil.com.br/artigos/497713175/existe-distancia-minima-para-uso-do-transporte-escolar-publico>. Acesso em: 07/04/2019.
OLIVEIRA, Lívia de. Resumo de Palestra apresentada no I Encontro de Professores de Didática e Prática de Ensino. Brasília, 1972.
RESENDE, Márcia Spyer. A Geografia do aluno trabalhador. Caminhos para uma prática de Ensino. São Paulo: Loyola, 1986.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1979.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p.39.
VLACH, Vânia. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.